Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok revela dados interessantes para quem deseja anunciar na rede

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2022 às 20h05

(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Eyestetix Studio/Montagem: Kris Gaiato)
TikTok
Tudo sobre TikTok
Continua após a publicidade

O TikTok deve contar com a expertise da Nielsen para melhorar a qualidade dos relatórios para anunciantes em todo o mundo, para que seja possível obter mais informações sobre o impacto do marketing na plataforma. Com um apelo crescente junto a marcas e empresas, é natural que a rede social dos vídeos curtos precise de uma melhor "prestação de contas" sobre os resultados.

A Nielsen foi escolhida pelo TikTok para participar do programa de modelagem do "mix de marketing" da rede social. Trata-se de uma das maiores companhias do mundo na área de medição de audiência, dados e análises, que pode agregar bastante ao app. Em uma análise preliminar, já foi possível identificar alguns dados interessantes para os anunciantes.

Os relatórios do TikTok devem ficar mais completos para atender aos anunciantes (Imagem: Reprodução/TikTok)
Os relatórios do TikTok devem ficar mais completos para atender aos anunciantes (Imagem: Reprodução/TikTok)

Estudos preliminares sobre a modelagem de mix de marketing (MMM) da Nielsen para o TikTok mostram resultados bastante positivos na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e Oriente Médio. Houve um retorno consistente sobre gastos com anúncio e eficiência de vendas offline para muitos anunciantes, mas isso precisa ficar mais claro para um público amplo.

A pesquisa também revelou insights importantes, baseados nos princípios de eficácia de marketing esperados:

  • Vários formatos de anúncio são melhores que apenas um: as marcas que usaram múltiplos formatos de anúncio simultaneamente, como anúncios em vídeo In-Feed, desafios de hashtag e efeitos, obtiveram um retorno do investimento 12% maior em comparação com marcas que usaram apenas um formato de anúncio;
  • Campanhas mais longas podem ser melhores que as curtas: planejamentos com sete semanas ou mais obtiveram um retorno 14% maior sobre o investimento do que em estratégias curtas;
  • As primeiras simulações mostram que blocos de anúncios pagos, como 'in-feed', geram resultados progressivos sustentados em gastos recorrentes.

TikTok no marketing das empresas

Continua após a publicidade

“O TikTok é um dos proprietários de mídia de crescimento mais rápido, por isso é um passo monumental que os anunciantes agora tenham a oportunidade de incluir perfeitamente a plataforma em seus estudos de MMM da Nielsen para medir o impacto de seu marketing”, disse o vice-presidente de Produtos MMM na Nielsen, Dave Suwanski. Segundo ele, com essa colaboração, será mais simples para os anunciantes avaliarem o ROI (retorno sobre o investimento, em português) do marketing no TikTok.

Os insights mais profundos trazem dicas importantes para empresas que desejam investir no TikTok para impulsionar seus negócios. Para a plataforma, os relatórios vão ajudar os clientes a tirar o máximo proveito da comunidade e potencializar o crescimento dos perfis.

A rede social dos vídeos curtos é sucesso de público, mas ainda está atrás da concorrência quando o assunto são as verbas publicitárias. Isso porque a plataforma luta para fugir do estigma de ser um ambiente apenas de crianças e adolescentes, onde apenas as dancinhas se sobressaem.

O relatório da Nielsen é a prova de que dá, sim, para ganhar bastante dinheiro por lá, se as empresas souberem o que deve ser feito. Com o melhor dimensionamento dos dados de MMM, é possível que mais companhias se rendam aos vídeos curtos e aumentem a eficácia da publicidade online.

Continua após a publicidade

Fonte: AIthority