Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usuários relatam problemas na utilização de cartões SD nos últimos MacBooks

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Dezembro de 2021 às 14h32

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Continua após a publicidade

Várias unidades dos MacBooks de 2021 estão apresentando problemas relacionados ao uso de cartões SD, de acordo com o que relatam usuários do fórum do MacRumors. Não existem muitos padrões em relação a quais falhas aparecem, já que as experiências incluem mensagens de erro em texto, travamentos no Finder, baixas velocidades de transferências, entre outras.

Problema foi registrado nos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas (Imagem: Divulgação/Apple)
Problema foi registrado nos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas (Imagem: Divulgação/Apple)

As situações foram registradas em diferentes modelos de 14 e 16 polegadas, então também não há muita consistência em relação a quais MacBooks podem apresentar problemas nesse sentido. Em determinados casos, o uso de um adaptador ou hub pode representar uma solução, como apontou o usuário que deu início à discussão: ele afirmou que "tem vários cartões SD que o MacBook Pro não reconhece, mas ao utilizar o adaptador USB-C de cartão SD da Apple, o funcionamento é normal".

Quando o cartão é reconhecido, ele pode levar um certo tempo para funcionar de forma correta. De acordo com o usuário 2Stepfan, "as fotos carregadas por meio de um cartão SD de 64 GB no MacBook Pro demoram alguns minutos para aparecer". Ele ainda se diz bastante frustrado com a experiência, especialmente quando o Finder trava e precisa ser reiniciado, algo que já ocorreu algumas vezes.

Problema ainda tem solução desconhecida

O uso de adaptadores pode resolver a situação, mas é uma inconveniência (Imagem: Divulgação/Apple)
O uso de adaptadores pode resolver a situação, mas é uma inconveniência (Imagem: Divulgação/Apple)

Até o momento, as pessoas que relataram os problemas não encontraram uma solução que faça os cartões SD funcionarem de forma satisfatória — nem mesmo formatar a unidade parece dar resultados perceptíveis. O fato de que as situações acontecem de forma quase aleatória também dificulta um diagnóstico mais preciso, o que facilitaria uma saída mais viável.

Continua após a publicidade

Ainda não foi descoberto se os problemas são relacionados ao hardware ou software dos notebooks, mas a Apple aposta na segunda opção. A companhia já estaria ciente das situações, e uma atualização deverá ser lançada em breve — porém, a marca não fez nenhum comunicado oficial até o momento. A versão 12.1 beta do MacOS Monterrey já teria solucionado os problemas para alguns usuários específicos, mas outros precisaram trocar o MacBook Pro por uma unidade nova.

Fonte: MacRumors