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Betterfly é a primeira unicórnio de impacto social na América Latina

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Fevereiro de 2022 às 13h20

Divulgação/Betterfly
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Depois de arrecadar US$ 125 milhões (R$ 658,8 milhões) em uma rodada de financiamento da Série C, a Betterfly, plataforma de benefícios orientada por propósito social, acaba de se tornar o primeiro unicórnio social da América Latina. A rodada foi liderada por Glade Brook Capital e teve a participação de Greycroft e Lightrock. QED Investors e DST Global — que estiveram nas séries A e B, respectivamente — também participaram. O investimento mais que triplica a avaliação da companhia. A rodada eleva o patrimônio da startup para US$ 200 milhões (R$ 1,05 bilhão).

A Betterfly é chilena e começou sua expansão internacional pelo Brasil, depois de receber US$ 60 milhões (R$ 316,2 milhões) na Série B há seis meses. Agora, planeja usar os recursos para continuar a investir na plataforma e iniciar operações em sete novos mercados em 2022: México, Colômbia, Argentina, Peru, Equador, Panamá e Costa Rica. Em 2023, mais três mercados devem ser incluídos: EUA, Portugal e Espanha.

Betterfly é primeira unicórnio social da América Latina (Imagem: Divulgação/Betterfly)
Betterfly é primeira unicórnio social da América Latina (Imagem: Divulgação/Betterfly)

Desde a última rodada de financiamento, a Betterfly já adquiriu seis empresas no Chile e no Brasil. No mercado brasileiro, fez parceria com a seguradora Icatu e anunciou acordo com a Chubb. Ainda em 2022, a empresa quer dobrar a quantidade de colaboradores e chegar a 150 profissionais. Para a América Latina, devem ser 500 novos postos de trabalho. “Queremos ter 1 milhão de usuários no Brasil até o fim de 2022”, diz Jens Thobo-Carlsen, chief commercial product da Betterfly.

A startup atua no segmento de seguros e benefícios a funcionários. A empresa tem uma plataforma para B2B2C com seguro embutido que integra bem-estar, serviços financeiros e impacto social. “Queremos levar o Efeito Betterfly a todos os cantos do planeta, para construir um mundo em que todas as pessoas estejam protegidas financeiramente e empoderadas para viver sua melhor vida”, diz Eduardo della Maggiora, fundador e CEO da Betterfly.

Efeito Betterfly

Segundo Paul Hudson, sócio-fundador da Glade Brook Capital, a Betterfly está construindo um “SuperApp de benefícios e bem-estar para funcionários”. “Ela é pioneira em uma nova maneira de levar proteção financeira a milhões de pessoas ao capacitar os usuários para cuidarem de si física, mental e financeiramente.”

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A Betterfly está estruturada como corporação de benefício público, que estende benefícios a stakeholders como comunidades e colaboradores. “Muitas vezes me diziam que isso nos impediria de crescer e levantar capital no futuro. Na realidade, tem acontecido o oposto”, conta della Maggiora. “O fato de colocarmos o propósito social no centro de tudo o que fazemos nos ajudou a crescer e atingir vários marcos.”

Mike Packer, sócio da QED Investors e membro do conselho da Betterfly, aponta que a companhia está bem estruturada para chegar a novos patamares. “Não é todo dia que você vê uma empresa crescer mais de 20 vezes em um ano. E, ainda mais raro, ter talento para acompanhar esse tipo de crescimento.”

Empresa capacita usuários para cuidarem dos outros e de si mesmos (Imagem: Divulgação/Betterfly)
Empresa capacita usuários para cuidarem dos outros e de si mesmos (Imagem: Divulgação/Betterfly)

A empresa é pioneira em uma nova maneira de oferecer proteção financeira: ela capacita os usuários da plataforma para ajudarem os outros e cuidarem de seu próprio bem-estar mental, físico e financeiro. Ela usa mecânica de jogos e ciência comportamental para rastrear e recompensar os bons hábitos com doações a ONGs parceiras e com a cobertura de seguro.

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Para Marcos Wilson Pereira, managing partner e head Latam na Lightrock, a Betterfly tem impacto no centro de sua estratégia. “Vi poucas empresas conseguirem combinar tão bem estratégia de produto com impacto. O que eles conquistaram em um período de tempo tão curto é impressionante e está alinhado com a estratégia de investimento da Lightrock.”