Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Embraer confirma parceria em mobilidade aérea urbana no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Julho de 2021 às 18h10

Divulgação/ Embraer
Divulgação/ Embraer
Continua após a publicidade

A Embraer anunciou uma parceria com a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, para colaborações na área de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).O acordo prevê a cooperação na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), os carros elétricos da fabricante, comecem a operar.

A parceria, que terá como principal elo a Eve, braço da Embraer designado para o desenvolvimento do eVTOL, gira em torno de pesquisas colaborativas sobre a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento. Juntas, as empresas vão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética de UAM (Mobilidade Aérea Urbana) viável após os resultados da análise.

A participação mais ativa da EDP será com o fornecimento de sua expertise em soluções de carregamento, que, a princípio, devem ser bem parecidas com a dos automóveis. A empresa possui mais de 1.500 estações elétricas em todo o mundo e a ideia da Embraer é encontrar maneiras de instalar esses centros de carregamento pelas cidades, local onde os eVTOLs da fabricante brasileira devem operar com mais frequência. 

Os Vertiportos da Embraer poderão contar com os carregadores da EDP (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Os Vertiportos da Embraer poderão contar com os carregadores da EDP (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

As soluções a serem pesquisadas incluem a tecnologia e equipamentos para carregamento de eVTOLs em vertiportos, requisitos e disponibilidade de energia, infraestrutura em estações de carregamento, gestão de cargas e formatos de negócios, gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de gerenciamento e controle de voo. 

O eVTOL, ou carro voador, da Embraer deve realizar seu primeiro voo com o protótipo em tamanho natural até o final de 2021.