Google investe US$ 100 milhões em empresa de avatares para encarar o TikTok
Por Claudio Yuge | 31 de Outubro de 2022 às 22h00
Todo mundo sabe que o TikTok se tornou um fenômeno nos últimos anos, principalmente entre os jovens, e isso estaria trazendo grandes impactos na receita de anúncios do Google. Segundo fontes informaram o site TechCrunch, a Gigante das Buscas desembolsou nada menos do que US$ 100 milhões (R$ 518 milhões) em uma empresa capaz de ajudá-la a rivalizar com a rede social chinesa.
- Atualize já: Google lança correção para falha crítica de segurança no Chrome
- Black Friday | Pesquisa Google lista os produtos desejados de outubro
A aquisição em questão seria a companhia chamada Alter, que estreou no mercado em 2020 como Facemoji, especializada no fornecimento de avatares na forma de plug-and-play para plataformas sociais e jogo — aliás, o Twitter estaria entre as várias empresas que bancaram o investimento inicial de US$ 3 milhões (R$ 15,5 milhões) para seu crescimento. Posteriormente, a startup, comandanda pelos fundadores Jonathan Slimak e Robin Raszka, em uma união entre Estados Unidos e República Theca, foi rebatizada para Alter.
Como o Snapchat, o Facebook e o Instagram já possuem tecnologias para filtros e avatares com mapeamento de rosto, o Google estaria preparando sua própria versão de figuras baseadas nos usuários para concorrer com o TikTok. Isso porque a Gigante das Buscas aparenta estar reformulando o YouTube Shots para comportar a novidade — embora não haja a confirmação de que realmente seja isso.
O ex-COO da Alter, Jonathan Slimak, anunciou em setembro no LinkedIn que estava começando em um novo cargo no Google, sem mencionar a aquisição. A Alter, e nem Slimak, por enquanto, falaram sobre o assunto — mas pode aguardar que deveremos ter novidades relacionadas a isso muito em breve.
O Google chegou a confirmar a aquisição, que foi fechada há cerca de dois meses. Assim, a Alphabet, empresa-mãe da Gigante das Buscas, já tem oito grandes compras de empresas em 2022.