Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 5 linguagens de programação mais utilizadas nas startups da área de saúde

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Março de 2022 às 19h20

Unsplash
Unsplash
Continua após a publicidade

As startups da área de saúde, ou healthtechs, vêm crescendo, principalmente após o catastrófico cenário da pandemia da covid-19. E, como toda área tecnológica, elas também precisam de profissionais e desenvolvedores aptos com uma grande gama de linguagens de programação.

O site Analytics Insight preparou uma lista com às cinco principais linguagens de programação utilizadas na indústria de tecnologia da saúde, para o desenvolvimento de soluções que buscam revolucionar o tratamento de pacientes — seja no controle de seus estados ou mesmo facilitando as consultas remotas. Confira a seguir:

JavaScript

Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o JavaScript continuará sendo uma das linguagens mais procuradas e populares do mercado, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com ele.

Além disso, com as contantes melhorias do Node.JS e sua melhor integração ao JavaScript, cada vez mais a linguagem está sendo usada tanto para programação de front-end de softwares como também para o back-end, ou seja, o funcionamento interno das aplicações.

Java

As 5 linguagens de programação mais utilizadas nas startups da área de saúde
Java é utilizado para criação de formas de atendimento remoto para pacientes. (Imagem: Reprodução/Java)
Continua após a publicidade

O Java é utilizado em aplicações de mais de 3 bilhões de dispositivos, e graças a essa grande gama de opções e compatibilidade, ela pode ser utilizado na construção de chatbots efetivos com IAs avançadas que permitem o atendimento remoto de pacientes como também na criação de softwares de registro de informações médicas.

PHP

Com 31 anos de história, o PHP é uma linguagem de código-aberto que vem sendo dita por analistas do mercado como próxima de sua morte, desde pelo menos 2014, mas ele continua popular, com aplicações como o Slack sendo desenvolvidas a partir dela. Além disso, 80% dos sites da internet foram feitos em PHP, como o Facebook — o que faz ele estar presente em grande parte dos ambientes online de hospitais e laboratórios clinícos.

Swift

Continua após a publicidade
As 5 linguagens de programação mais utilizadas nas startups da área de saúde
Swift é utilizada em especial para criação de aplicativos para sistemas da Apple. (Imagem: Divulgação/Apple)

A Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela Apple com foco em desenvolvimento de aplicações para iOS, watchOS e para o macOS.

Em geral, ela pode criar chatbots inteligentes e úteis para a indústria da saúde, e também no desenvolvimento de aplicativos de acompanhamento médico para as plataformas da Apple — o que talvez diminua a utilidade geral dessa linguagem para empresas que procuram gerar uma solução única.

Kotlin

Continua após a publicidade

Com interoperabilidade com o Java, o Kotlin vem se tornando uma linguagem muito procurada para adição de maiores ferramentas e situações em aplicações feitas com a outra linguagem.

Além disso, graças a compatibilidade com a Biblioteca de Classes Java, a linguagem tem sintaxe parecida, ajudando quem for aprender ela e já tem conhecimentos da outra linguagem de programação, agradando bastante os desenvolvedores.

Fonte: Analytics Insight