Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

“Nevasca do século” já matou 50 pessoas e continua preocupando os EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Dezembro de 2022 às 19h40

Imagem: Andre Carrotflower/Wikimedia Commons
Imagem: Andre Carrotflower/Wikimedia Commons
Continua após a publicidade

A nevasca que vem atingindo a América do Norte desde a última semana já deixou mais de 50 mortos e ainda está longe de terminar. A tempestade de neve foi causada pela formação de um “ciclone bomba” no continente, levando a temperaturas baixíssimas nos Estados Unidos e Canadá.

“Certamente é a nevasca do século”, declarou Kathy Hochul, governadora do estado de Nova York. Um dos mais atingidos pela nevasca, Nova York é o atual epicentro da tempestade, com cidades no oeste acumulando cerca de 70 centímetros a um metro de neve durante uma noite.

As consequências do ciclone se estendem por todo o país. Dentre elas estão uma série de apagões, mais de 15.000 voos cancelados e mais de 50 mortes em nove estados diferentes.

Imagem de satélite mostra a formação do ciclone bomba que causou a nevasca que atinge os EUA (Imagem: NOAA/Wikimedia Commons)
Imagem de satélite mostra a formação do ciclone bomba que causou a nevasca que atinge os EUA (Imagem: NOAA/NASA)

A situação em Nova York

A cidade de Buffalo, próxima às Cataratas do Niágara e da fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, é a segunda maior do estado de Nova York. O frio não é raro para seus habitantes, mas a nevasca têm colocado a cidade em uma crise quase sem precedentes.

A governadora do estado entrou em contato com o presidente Joe Biden, solicitando auxílio federal. Biden aprovou uma declaração de estado de emergência no estado, oferecendo “toda a força do governo federal,” de acordo com um comunicado oficial da Casa Branca.

Continua após a publicidade

Com 27 mortes na região, a tempestade pode superar o número de vítimas da histórica nevasca de 1977, que acumulou mais de dois metros e meio de neve e causou cerca de 30 mortes.

Nevasca de 1977 em Buffalo foi uma das mais fortes já registradas no estado americano de Nova York (Imagem: NOAA/Wikimedia Commons)
Nevasca de 1977 em Buffalo foi uma das mais fortes já registradas no estado americano de Nova York (Imagem: NOAA/Wikimedia Commons)

Até quando dura a nevasca nos EUA?

Segundo o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos, a temperatura pode se moderar nos próximos dias, mas as condições ainda devem apresentar riscos para deslocamentos.

Continua após a publicidade

Pessoas vêm sendo resgatadas de carros cobertos por neve e até de casas sem energia elétrica para o aquecimento interno. Na véspera do Natal, estima-se que quase 2 milhões de lares tenham sofrido o apagão. As autoridades seguem recomendando que a população evite sair de casa.

Fonte: Phys.org