Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Trends muda página inicial e adota novo visual

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Março de 2023 às 11h44

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Google Trends passou por uma renovação visual para facilitar o uso e adicionar recursos extras. O objetivo é levar a linguagem de design Material 3, já presente em outras soluções do Google, para o monitorador de tendências da Pesquisa.

Logo de cara é possível visualizar os principais assuntos do momento sem precisar clicar em nada. A página inicial mostra os temas em alta nas pesquisas no Brasil nas últimas 24 horas. Esses tópicos são atualizados de hora em hora para garantir sempre as tendências mais recentes.

O Trends recebeu o novo visual Material 3 (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
O Trends recebeu o novo visual Material 3 (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

O menu hambúrguer, no canto superior esquerdo, apresenta botões no formato de pílula para guiar o usuário ao local desejado: Início, Explorar, Tendências atuais e Pesquisas do Ano. Essas três opções também podem ser acessadas pelas guias no topo da página, o que garante mais versatilidade para o usuário.

Os cartões nas guias Explorar e "Em Alta" agora têm cantos arredondados, somados à adoção do azul-claro das pílulas e do fundo de tela. Você pode alterar o idioma de sua preferência na parte inferior do site ou mudar a região pesquisada no topo. Dá também para se inscrever e receber notificações sobre os assuntos em alta, consultar a ajuda ou enviar feedback para o Google.

Como usar o novo visual do Google Trends

O Trends também fornece links para artigos de notícias relevantes para complementar o conhecimento do usuário. Quem precisar de algo mais global, dá para fazer a pesquisa pelos assuntos do momento em determinada região ou de maneira mundial.

Continua após a publicidade
A aparência do Google Trends está mais parecida com o Gmail (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
A aparência do Google Trends está mais parecida com o Gmail (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Quem clicar no botão Explorar terá acesso a gráficos de interesse, números e percentuais sobre o assunto desejado. Esta é uma baita ferramenta para os criadores de conteúdo, que poderão investir em produções mais regionalizadas.

A ferramenta mostra alguns exemplos de uso prático por redações, instituições de caridade e outros envolvidos. Por enquanto, essa área chamada "Criando com Trends" apresenta a maioria dos materiais em inglês, mas é provável que mais conteúdos regionalizados comecem a surgir.

Outra novidade do visual renovado do Google Trends são os tutoriais, que ensinam sobre o funcionamento da ferramenta. Quem for leigo poderá aprender a como usá-la, fazer a correta interpretação dos dados e ter acesso aos recursos avançados.

Continua após a publicidade

Com a chegada do Material 3 ao Google Trends, a companhia parece estar próxima de concluir o redesenho de todas as ferramentas do Workspace. Drive, Docs, Planilhas e Apresentações já foram vistos com o novo design, somados ao Search Console e ao Gmail. A iniciativa aproxima a aparência dos serviços para desktop daqueles usados no Android, tornando a identidade visual mais unificada.