Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Corsair apresenta visual da nova linha de RAM Vengeance com padrão DDR5

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Outubro de 2021 às 15h43

Divulgação/Corsair
Divulgação/Corsair
Continua após a publicidade

O lançamento oficial da nova família Alder Lake de processadores Intel Core de 12ª geração deve marcar o início da popularização das memórias RAM DDR5. A Corsair, uma das marcas mais tradicionais de componentes desse tipo, apresentou agora o visual da atualização do modelo Vengeance, por meio de suas redes sociais.

O design permanece discreto, com acabamento majoritariamente na cor preta. Porém, os detalhes da proteção externa do módulo são relativamente diferentes em comparação com modelos anteriores, e agora a logomarca da Corsair aparece na cor preta, em vez do amarelo.

Além da compatibilidade com chips da Intel de última geração, as memórias RAM DDR5 devem trazer um nível de agilidade muito superior a padrões usados até então, com até o dobro de velocidade em comparação com modelos anteriores. Além disso, o novo padrão permitirá uma capacidade maior, com até 128 GB por módulo — para efeito de comparação, o DDR4 é limitado a 64 GB por módulo, mas é mais comum encontrar modelos de "apenas" 16 ou 32 GB.

Ou seja, será possível aumentar a performance em jogos, transmissões em alta resolução ou outras atividades que exigem maior intensidade do uso da memória. A maior eficiência energética também será um destaque do padrão DDR5, pois estudos estimam que será possível utilizar cerca de 13% menos energia do que a geração anterior.

Modelo Dominator também deverá ser atualizado para o padrão DDR5 (Imagem: Divulgação/Corsair)
Modelo Dominator também deverá ser atualizado para o padrão DDR5 (Imagem: Divulgação/Corsair)

A Corsair também deverá apresentar uma versão atualizada da linha Dominator, mais voltada para altas velocidades, com ainda menos consumo de energia e uma construção mais robusta. Ela deve manter um design mais chamativo, com LEDs RGB e material pintado na cor branca, além de uma maior propensão para o overclock, podendo alcançar até 8.000 MHz sem grandes dificuldades, de acordo com testes semelhantes já feitos por outras marcas.

Continua após a publicidade

Apesar dos números já divulgados, o processo de overclock funcionará de forma diferente no padrão DDR5, já que os circuitos integrados de gestão de potência (PMIC) ficarão localizados para o módulo, e portanto a conversão de voltagem não acontecerá mais por meio da placa-mãe — os equipamentos atualizados permitirão uma voltagem acima dos 2,6 V.

Fonte: HDBlog.it