Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo tipo de golpe em smartphones visa o roubo do plano de dados de usuários

Por| 29 de Agosto de 2018 às 15h22

Novo tipo de golpe em smartphones visa o roubo do plano de dados de usuários
Novo tipo de golpe em smartphones visa o roubo do plano de dados de usuários
Continua após a publicidade

Em boa parte dos casos de fraudes cibernéticas atuais, os criminosos possuem como principais alvos as informações pessoais dos usuários, incluindo dados bancários, senhas e informações de cartões de crédito e senhas de acesso a serviços.

Entretando, nos últimos meses, um novo tipo de golpe vem sendo disseminado em smartphones com o objetivo de roubar o plano de dados dos usuários de forma silenciosa. Este tipo de ataque hacker pode até mesmo acasionar em um consumo maior da bateria do aparelho móve e deixar a execução do sistema operacional mais pesada. Segundo os dados da Kaspersky Lab, a quantidade de fraudes aplicadas a partir de smarpthones e dispositivos móveis tiveram um crescimento expressivo de 31,3% nos últimos 12 meses.

Como funciona o golpe?

A partir de softwares mal-intencionados e publicidades falsas, o invasor consegue se conectar ao aparelho da vítima remotamente e, dessa forma, ter acesso ao conteúdo o seu conteúdo, além de alterar a configuração do smartphone para que a rede móvel seja utilizada para ataques pelo cibercriminoso.

Além de ocasionar no consumo prematuro de dados móveis e no risco de vazamento de senhas de acesso e dados de cartões de crédito, a ameaça também gera uma sobrecarga no sistema operacional, fazendo com que todos os apps e ferramentas do dispositivo funcionem com lentidões e travamentos, além de culminar em um menor tempo de autonomia da bateria.

Como se prevenir

Aparelhos Android estão mais suscetíveis a este novo tipo de golpe, já que o sistema operacional da Google está muito mais sujeito a ameaças cibernéticas em relação aos dispositivos da Apple com o iOS.

Para evitar tais ameaças, o especialista recomenda que os usuários de dispositivos móveis não realizem o download de jogos e aplicativos que não estejam disponíveis nas lojas oficiais. Além disso, também é preciso ficar muito atento(a) a links e URLs compartilhadas em redes sociais ou em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, pois esta é uma forma muito comum que os hackers utilizam para infectar dispositivos móveis.

Continua após a publicidade

Assolini também alerta sobre os riscos de processos de instalação de aplicativos piratas que visam a reinicialização do aparelho para as configurações de fábrica, bem como o de mensagens e conteúdos de publicidade que prometem prêmios e recompensas em dinheiro, recomendando que o usuário sempre verifique a veracidade das promoções e sorteios nas respectivas fontes oficiais. Além isso, o analista também recomenda uma atenção maior em mensagens com diversos erros de português, uma vez que boa parte dos conteúdos de origem duvidosa costumam conter esta característica.

Fonte: Oficina da Net