Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anatel inicia bloqueio de celulares piratas em mais quinze estados

Por| 03 de Janeiro de 2019 às 17h32

Anatel inicia bloqueio de celulares piratas em mais quinze estados
Anatel inicia bloqueio de celulares piratas em mais quinze estados
Anatel
Tudo sobre Anatel
Continua após a publicidade

A partir da próxima segunda-feira (7), a Anatel iniciará os procedimentos para bloqueio de celulares piratas em 15 estados, o que incluirá toda a região Nordeste, parte da região Norte e os estados de São Paulo e Minas Gerais.

A partir deste dia, todos os celulares piratas que estiverem em uso em qualquer uma dessas regiões receberão uma mensagem que o celular está irregular e não funcionará nas redes de celulares em 75 dias. A mesma mensagem será enviada novamente mais duas vezes, a 50 e, posteriormente, 25 dias da data de bloqueio, e a partir do dia 24 de março esses aparelhos não conseguirão mais acessar nenhuma rede de internet 3G ou 4G, além de não conseguirem mais efetuar ou receber ligações.

Essa será a terceira e última fase do bloqueio de celulares piratas no Brasil feita pela Anatel, que em maio já bloqueou os sinais destes aparelhos no Distrito Federal e em Goiás, e em dezembro do ano passado iniciou o processo de bloqueio para os estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Agora, com o início do processo de bloqueio em toda a região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nos estados do Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Roraima e São Paulo, a partir do dia 24 de março os celulares considerados piratas pela Anatel estarão bloqueados em todo o Brasil.

De acordo com a Anatel, um aparelho pirata é todo aquele que não possui um número IMEI (código de 15 dígitos que permite identificar a marca e o modelo do celular) cadastrado no banco de dados GSMA. A agência também avisou que a medida valerá apenas para os aparelhos que forem ativados nas operadoras a partir de 7 de janeiro, e aparelhos que foram ativados antes desta data não serão afetados.

Vale lembrar que esse bloqueio atingirá apenas aparelhos que entraram ilegalmente no país por contrabando, e não bloqueará os importados de marcas como Xiaomi, OnePlus e Huawei, pois estes possuem um IMEI válido ao terem sido homologados em seus países de origem. Para descobrir o IMEI do seu aparelho, é só digitar *#06# no aplicativo de telefone ou então acessar o site da Anatel.

Fonte: Tecnoblog