Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja a torre que vai "agarrar" propulsores do foguete Starship em seu retorno

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Janeiro de 2022 às 16h30

Reprodução/SpaceX
Reprodução/SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX
Continua após a publicidade

Um novo vídeo mostra a tão aguardada torre de captura da SpaceX. Trata-se de uma estrutura que será usada não somente nos lançamentos dos foguetes Starship, como também no retorno deles. A filmagem dela foi publicada no Twitter por Elon Musk, fundador da empresa.

Considerado um dos projetos mais ambiciosos — e arriscados — da SpaceX, o Starship é um veículo reutilizável que vem sendo desenvolvido para levar humanos e cargas à Lua e além. O vídeo parece ter sido filmado por um drone e mostra a parte superior da torre de lançamentos e pouso. Além disso, podemos ver também braços em formato de garra, que deverão capturar os propulsores após o lançamento do segundo estágio.

Confira o vídeo da torre:

A ideia de capturar o booster é permitir que a SpaceX possa reutilizar o veículo mais rapidamente, de forma parecida como vem fazendo com os foguetes Falcon 9, reutilizados em diversas missões nos últimos anos. Musk revelou o plano de "agarrar" os boosters em 2020, explicando que o procedimento reduziria os custos de produção de pernas de pouso para o foguete.

Consequentemente, isso reduz também o peso do propulsor para o lançamento e diminui a quantidade de combustível necessária, o que permite levar uma maior quantidade de cargas úteis. Além disso, Musk observou que retornar o veículo à torre de lançamentos poderia até permitir que ele esteja pronto para voar novamente em menos de uma hora.

Um usuário publicou o vídeo abaixo, que mostra como este processo aconteceria:

Continua após a publicidade

A animação sugere que ainda não veremos este processo acontecendo — perceba que os braços são estruturas essenciais para a estratégia de captura e abastecimento. Contudo, estes componentes ainda não estão preparados e nem passaram por uma sequência de testes para garantir que vão aguentar o acionamento dos mais de 30 motores Raptor no Super Heavy, o propulsor principal do foguete, quando lançamentos forem realizados.

Atualmente, a SpaceX está aguardando a conclusão de uma análise ambiental conduzida pela Federal Aviation Administration, agência reguladora de voos nos Estados Unidos, para realizar o primeiro teste de voo orbital com o Starship. Quando tiver a autorização, o veículo será lançado, ainda sem tripulação, para dar uma volta ao redor da Terra e retornar para uma amerissagem no Oceano Pacífico. Por isso, devido à análise, é possível que o primeiro voo ocorra somente em março.

Fonte: Via: Interesting Engineering, Digital Trends