Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX, Blue Origin e mais 11 empresas ajudarão NASA a voltar à Lua e ir a Marte

Por| 30 de Julho de 2019 às 23h30

SpaceX, Blue Origin e mais 11 empresas ajudarão NASA a voltar à Lua e ir a Marte
SpaceX, Blue Origin e mais 11 empresas ajudarão NASA a voltar à Lua e ir a Marte
NASA
Tudo sobre NASA
Continua após a publicidade

A NASA tem dois planos com prazos já bem apertados: enviar uma nova sonda para Marte em 2020 e novos astronautas à superfície da Lua em 2024. O problema é que a agência espacial dos EUA pode não ter dinheiro suficiente para executar as missões dentro do prazo estipulado no cronograma, e já está bem definido que a ajuda de empresas privadas é mais do que bem-vinda nessa empreitada. Exemplo disso é a Collins Aerospace, que revelou um traje espacial inovador para resolver alguns empecilhos do Programa Artemis.

Para ajudar no lançamento dessas duas missões sem atrasos, a NASA selecionou 13 empresas para uma parceria em 19 novos projetos de tecnologia específicos. Entre as escolhidas estão a SpaceX e a Blue Origin, e os projetos vão desde melhorias na operação de naves espaciais em altas temperaturas até a aterrissagem vertical de foguetes na Lua.

A SpaceX, de Elon Musk, vai trabalhar em uma tecnologia que ajudará a mover o propelente de foguetes de modo seguro para garantir a construção do foguete reutilizável e o sistema de espaçonaves. A empresa também atuará com o Centro Espacial Kennedy no refinamento de suas tecnologias de pouso vertical para adaptá-lo de acordo com as dificuldades que terreno lunar oferece — o regolito, a poeira e o ambiente de gravidade zero podem complicar as coisas na hora de pousar.

Já a Blue Origin, de Jeff Bezos, trabalhará com a NASA no desenvolvimento de um sistema de navegação para “aterrissagem segura e precisa em vários locais da Lua” e em um sistema de energia baseado em célula de combustível para o módulo de pouso Blue Moon, revelado pela empresa de Bezos no início deste ano. O resultado deverá ser uma fonte de energia que pode durar toda a noite lunar, o que corresponde a duas semanas terrestres sem luz do Sol em um determinado ponto da Lua.

As demais empresas que ajudarão em outros projetos em parcerias com a NASA incluem nomes como Lockheed Martin, Advanced Space, Vulcan Wireless, Airgel Technologies, Spirit AeroSystem, Sierra Nevada Corporation, entre outras.

Fonte: TechCrunch