Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Projeto quer ouvir sinais vindos de um milhão de estrelas buscando por aliens

Por| 10 de Maio de 2018 às 08h57

Breakthrough Listen
Breakthrough Listen
Continua após a publicidade

Criado em 2015 pelo bilionário russo Yuri Milner, juntamente com Stephen Hawking, o Breakthrough Initiatives é um projeto audacioso que, por meio do braço Breakthrough Listen, pretende ouvir sinais de rádio provenientes de um milhão de estrelas em busca daqueles sinais que não são emitidos naturalmente por aí, indicando que se tratam, portanto, de emissões de inteligências alienígenas tecnologicamente evoluídas.

No ano passado, astrônomos do projeto detectaram um sinal desconhecido em suas buscas, e, agora, o grupo está ainda mais empenhado nessa missão, contando com o Observatório Parkes, na Austrália, para escanear uma área que pode englobar um milhão de estrelas.

Com novos equipamentos em mãos, a equipe disse ser capaz de lidar com 130 gigabits de dados por segundo, e os pesquisadores esperam acumular cerca de 100 petabytes de dados com o experimento. "Com essas novas capacidades, estamos escaneando nossa galáxia de maneira sem precedentes, e esperamos descobrir evidências de que nosso planeta não é o único onde a vida inteligente floresceu", declarou Danny Price, do Breakthrough Listen.

No final do ano passado, o pessoal do projeto decidiu "ouvir" o Oumuamua, asteroide desconhecido que foi descoberto navegando pelo Sistema Solar. Posteriormente, um estudo concluiu que o objeto pode ter vindo de outro sistema estelar com duas estrelas, deixando tudo ainda mais misterioso. Contudo, ao procurar por sinais de rádio vindos do Oumuamua, a equipe do Breakthrough Listen não ouviu absolutamente nada.

Assim como acontece com o SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que reúne diversos radiotelescópios ao redor do mundo para vasculhar o céu em busca de sinais de rádio que não podem ter sido emitidos pela natureza, o Breakthrough Listen não tem garantia alguma de que vai descobrir algo de concreto, mesmo com tanto dinheiro investido. Ainda assim, a equipe acredita que "varrer" o universo em busca de sinais de rádio, em vez de procurar por evidências visuais, seja o caminho mais acertado para descobrirmos vida inteligente fora da Terra.

Fonte: Astrobiology Lab