Astrônomos detectam novo sinal desconhecido de rádio vindo do espaço

Por| 31 de Agosto de 2017 às 18h13

Astrônomos detectam novo sinal desconhecido de rádio vindo do espaço

Novos sinais de rádio desconhecidos foram capturados por astrônomos que monitoram essas frequências vindas do espaço, na esperança de, um dia, descobrir a existência de alguma inteligência tecnologicamente evoluída fora da Terra. Os sinais foram recebidos por cientistas da iniciativa Breakthrough Listen, e acreditam que se originaram em uma galáxia localizada a três bilhões de anos-luz daqui.

Em 2012, a mesma região do espaço emitiu sinais parecidos, o que se repetiu em 2015 e, agora, em 2017. A galáxia em questão é bem menor do que a Via Láctea, com cerca de metade do número das estrelas da nossa galáxia.

Os sinais detectados recentemente têm uma potência alta e, de acordo com pesquisadores de Harvard, agora está mais fácil para os astrônomos os analisarem. "Anteriormente, pensávamos que não havia muita emissão em frequências altas ou baixas, mas agora parece que existe", disse o professor Avi Loeb na Universidade de Harvard. Segundo ele, os sinais atuais são “duas vezes maiores que a frequência típica anteriormente observada para este repetidor".

Por enquanto, ainda é demasiadamente cedo para saber do que se tratam esses sinais. Muito provavelmente os cientistas descobrirão como isso está acontecendo e darão uma explicação que nada tem a ver com ETs, como aconteceu com todos os sinais de rádio misteriosos que vêm sendo descobertos recentemente, mas a possibilidade de termos, enfim, confirmado a existência de seres alienígenas e inteligentes em outro local além da Terra ainda não foi descartada.

Fonte: CBS