Yuri Milner

Yuri Borsovich Milner, Fundador da DST Global
  • Nascimento

    11 de Novembro de 1961 em Moscow, Rússia

  • Fortuna

    US$ 3,7 bilhões (2018)

Yuri Borsovich Milner nasceu em 11 de novembro de 1961 em Moscow, na Rússia. Ele é um empreendedor e físico, considerado o maior influenciador tecnológico da Rússia como o fundador das empresas de investimento Digital Sky Technologies (DST) agora chamadas de Mail.ru Group e DST Global. Milner é, através da empresa, investidor no Facebook, Zynga, Twitter, Flipkart, Spotify, Zocdoc, Groupon, JD.com, Xiaomi, OlaCabs, Alibaba, Airbnb, WhatsApp, Nubank, Wish e muitas outras.

Em 2017, a Forbes incluiu Milner na lista das 100 maiores mentes de empresas vivas, no mesmo ano, a revista Fortune o elegeu como um dos maiores líderes do mundo. Outras nomeações relevantes foram da Bloomberg Markets, em 2012, que apontou Milner como uma das 50 pessoas mais influentes do ano e a revista russa Vedomosti, que o elegeu como “O Empresário do Ano”.

Milner é filho do vice-diretor do Instituto de Economia da Academia Russa de Ciências, Bentsion Zakharovitch Milner e de Betty Iosifovna Milner, que trabalhava no laboratório virológico estatal da capital para controle de doenças. Sua irmã mais velha era arquiteta.

Yuri Milner estudou física na Moscow State University, formando-se em 1985. Ele passou a trabalhar no Lebedev Physical Institute, no mesmo departamento que Vitaly Ginzburg, astrofísico russo que ganhou o Prêmio Nobel em 2003. Ele também fez amizade com o físico nuclear e ativista Andrei Sakharov, que influenciou, mais tarde, sua estratégia de investimentos.

Na década de 90, Milner tornou-se o primeiro não-imigrante da União Soviética a ir para os Estados Unidos receber um MBA na Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Ele foi palestrante de formatura da classe de 2017. Antes do MBA, ele vendia computadores no mercado cinza da URSS, isso é, com canais de distribuição legais, porém não intencional pelo fabricante original.

Após se formar, passou a primeira metade da década de 90 no Banco Mundial, em Washington D.C., foi nomeado CEO da Alliance-Menatep em 1995, em dezembro de 1996 trabalhou como vice-presidente e chefe de gestão de investimentos do Menatep Bank.

Em 1999, criou uma empresa de internet, a NetBridge, como “uma incubadora de Internet e fundo de investimento”.

Últimas sobre Yuri Milner