Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foguete Starship deve voar à órbita só em março de 2022

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Dezembro de 2021 às 12h30

SpaceX
SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX
Continua após a publicidade

O primeiro teste de voo orbital do foguete Starship, com o qual a SpaceX pretende enviar humanos à Lua e a Marte, só deve acontecer no começo de março de 2022. Isso porque a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) só realizará a avaliação ambiental do local de pouso no final de fevereiro, e o lançamento não pode acontecer sem essa liberação.

Até então, a SpaceX planejava realizar o primeiro teste de voo orbital com o Starship entre janeiro e fevereiro do próximo ano, desde que a FAA concluísse a Avaliação Ambiental Programática (PEA, na sigla em inglês) do local de lançamento em Boca Chica, no Texas, até dia 31 de dezembro.

No entanto, a FAA precisou adiar o lançamento da versão final da PEA para o dia 28 de fevereiro. Segundo a agência, isso foi necessário por conta do grande volume de comentário públicos — mais de 18 mil — sobre o rascunho da avaliação, desde 17 de setembro deste ano.

O Starship está sendo desenvolvido para levar tanto pessoas quanto cargas ao espaço, para além da órbita terrestre. A própria NASAescolheu o foguete da SpaceX para levar a primeira nave lunar tripulada à Lua como parte do Programa Artemis.

Teste de voo orbital do Starship

A SpaceX já realizou uma série de testes com protótipos do novo foguete, com voos que alcançaram até 10 km acima do solo. Então, a próxima etapa é a realização de um voo orbital ainda em caráter de testes, sem tripulação a bordo.

Continua após a publicidade
O Starship acima do booster Super Heavy (Imagem: Reprodução/SpaceX)
O Starship acima do booster Super Heavy (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Esta será a primeira vez que o veículo decolará com o poderoso booster Super Heavy. É que o sistema Starship consiste em dois componentes reutilizáveis: o impulsionador de primeiro estágio chamado Super Heavy e o veículo Starship. Ambos serão impulsionados por motores Raptor de nova geração — o Super Heavy equipado com 30 motores e o Starship com seis.

Nesse teste, o Super Heavy fará uma amerrissagem no Golfo do México logo após lançar o Starship, que realizará uma volta ao redor da Terra e descerá sobre o Oceano Pacífico.

Fonte: Space.com