Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China já está desenvolvendo sua nova gerações de foguetes

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Dezembro de 2021 às 14h40

Wang Jiangbo/Xinhua
Wang Jiangbo/Xinhua
Continua após a publicidade

A China já está desenvolvendo sua próxima geração de foguetes, que contará com veículos tripulados de exploração lunar e alguns que deverão pesar mais de 100 toneladas. As informações sobre a nova família de veículos do país foram divulgadas pela Xinhua, a agência de notícias da China, após o 400º lançamento com um foguete Long March 4B, realizado nesta sexta-feira (10).

Nesta missão, o foguete levou um novo grupo de satélites Shihshi-6 à órbita. A China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) afirma que, desde o primeiro lançamento de um foguete da série Long March, cerca de 92% das missões espaciais da China foram levadas ao espaço por outros da mesma família de lançadores.

No mesmo dia, um repórter da Xinhua foi às instalações dos foguetes da série para entrevistar especialistas e entender melhor o que esperar do futuro dos veículos lançadores da China. Um dos responsáveis pelo projeto revelou que, para atender as necessidades de missões futuras, como a exploração lunar tripulada, o Grupo de Ciência e Tecnologia Espacial está desenvolvendo um veículo lançador de 100 toneladas.

Este novo foguete será bem maior que o atual Long March 5 e, devido à grande complexidade de desenvolvimento e tecnologias utilizadas, poderá realizar seu primeiro voo somente em 2028. Haverá, ainda, veículos da série Jielong, que serão usados em lançamentos comerciais para garantir desempenho e lançamentos rápidos, com custo benefício e confiabilidade.

O futuro dos foguetes da China

De acordo com as autoridades do país, a nova geração de foguetes lançadores é relacionada às séries Long March 5, Long March 7, Long March 8 e Long March 11, desenvolvidos conforme o plano de desenvolvimento espacial tripulado do país. O Jielong 3, por exemplo, será um dos novos foguetes da série, que terá quatro estágios e peso de decolagem de aproximadamente 140 toneladas.

Continua após a publicidade
Modelos representando alguns dos foguetes Long March (Imagem: Reprodução/XU XING/FOR CHINA DAILY)
Modelos representando alguns dos foguetes Long March (Imagem: Reprodução/XU XING/FOR CHINA DAILY)

O foguete poderá ser adaptado para lançamentos terrestres e marítimos rapidamente, e poderá ser preparado para voar em apenas 72 horas. Atualmente, o foguete está na etapa de desenvolvimento de engenharia e, quando estiver operacional, será o veículo lançador com a mais forte capacidade de transporte e maior adaptabilidade de locais de lançamento da China.

A nova geração de foguetes terá capacidade de carga ainda maior que o Long March 5, foguete considerado aquele com a maior capacidade de transporte do país atualmente. Liu Bing, vice-diretor do Departamento de Design Geral do Primeiro Instituto do Grupo de Aero-Tecnologia, explicou que estes novos veículos lançadores tripulados vão herdar os padrões de design, de alta confiabilidade e segurança já consagrados dos foguetes Long March 2F.

Fonte: Xinhua; Via: IT Home