Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix agora tem a aba “Bombando” para destacar tendências da plataforma

Por| 06 de Outubro de 2020 às 18h00

Claudio Yuge
Claudio Yuge
Netflix
Tudo sobre Netflix
Continua após a publicidade

Um dos grandes segredos da Netflix está em seu setor de Business Intelligence (BI). Por isso, ela quase nunca compartilha seus números, padrões, algoritmos e pesquisas. Mas o aumento da concorrência e a crise econômica resultante da pandemia da COVID-19 têm obrigado a plataforma a dividir um pouco mais seus “insights” com o próprio público. E novos recursos usam justamente os dados da plataforma para tentar manter os assinantes pagando pelo serviço.

As primeiras mudanças com relação a isso já vêm sendo notado pelos espectadores nos últimos vezes, a exemplo da inclusão do ranking das dez atrações mais vistas recentemente, assim como as estreias da semana — e até dos próximos sete dias. Os assinantes também passaram a ver títulos bastante aguardados na fileira “Vale a espera”, que concentra conteúdo programado para entrar na plataforma entre os próximos 15 e 365 dias e vem com a possibilidade de agendar uma notificação de alerta para quando as novidades chegarem.

Nesta semana, há uma outra adição. A partir de agora, é possível ver uma aba extra no canto esquerdo das opções, logo abaixo de “Início”. Nos Estados Unidos, a nova seção é chamada de “News & Popular”, e aqui foi batizada de “Bombando”, que reúne todas essas tendências. Como todas as outras indicações, não há uma explicação detalhada de como a Netflix monta essas listas, mas é possível que seja o conteúdo mais comentados em suas redes, ou acessado pelo menos uma vez pelos assinantes — não há confirmação da empresa sobre isso.

Netflix agora tem a aba “Bombando” para destacar tendências da plataforma
Imagem: Montagem/Canaltech

É bem possível que você já tenha visto essa seção, porque ela estaria em testes desde abril, mas agora é que ela vem sendo implementada em todos os apps embutidos em Smart TVs — por enquanto, não aparece na versão mobile ou web.

Netflix preocupada com o pós-pandemia

Embora o serviço tenha apresentando um impressionante crescimento global de 10 milhões de assinantes no último trimestre, o momento é de apreensão entre os executivos. O próprio balanço do período já apresentou notas internas sobre expectativa de queda, especialmente porque muitos acreditam que, com o relaxamento do isolamento social, o número de assinantes deva cair.

Continua após a publicidade

Some a isso a chegada do Disney+ e do HBO Max em importantes praças, como a América Latina — o que, claro, inclui o Brasil. A Netflix tem um admirável acervo de conteúdo original, mas muitas das licenças sobre séries e filmes de sucesso, como os títulos da Marvel, já não estão mais disponíveis. Friends, que sempre é muito visto pelos brasileiros, por exemplo, deve deixar o catálogo em breve.

Então, embora, a Netflix não goste muito de usar seu BI de forma tão direta junto ao espectador, a movimentação da empresa para destacar ainda mais o seu conteúdo indica um visível esforço de manter a atenção dos assinantes neste momento — e isso deve continuar nos próximos meses.