Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | Nevenka: Quebrando o Silêncio valoriza a denúncia de assédio sexual

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Março de 2021 às 21h00

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix
Continua após a publicidade

Entrando para o catálogo da Netflix de séries documentais, Nevenka: Quebrando o Silêncio relata um caso que se tornou história na Europa e que precisava ser conhecido por mais pessoas. A produção, que conta com apenas três episódios, mostra como Nevenka Fernández ficou conhecida por ser a primeira mulher a vencer uma acusação de assédio sexual na Espanha.

Fernandez acusou Ismael Álvarez, na época prefeito da cidade de Ponferrada, de assédio sexual durante o período em que ela trabalhou com ele como vereadora. Depois de muito tumulto, protestos contra a sua decisão e diversas horas nos tribunais, ela venceu o processo e ficou reconhecida por essa conquista até hoje, mesmo que as indignações tenham sido tão grandes que fizeram ela deixar o país para sempre.

Crítica | Nevenka: Quebrando o Silêncio valoriza a denúncia de assédio sexual
Imagem: Divulgação/Netflix

Atenção: esta crítica contém spoilers da série documental Nevenka: Quebrando o Silêncio!

Casos de assédio sexual, ou até de abusos, são sempre difíceis de serem contados pela vítima, o que podemos observar nos minutos iniciais da série documental. Nevenka Fernández, hoje com 46 anos, conta em frente a uma câmera, com lágrimas nos olhos, como foi a sua relação com o ex-prefeito de Ponferrada, Ismael Álvarez, relatando todas as situações que a fizeram ir à justiça buscar por punições.

Nevenka: Quebrando o Silêncio é uma produção que fala muito sobre o machismo e na liberdade masculina de acreditar que pode fazer o que quiser com corpos femininos. Nevenka sempre chamou a atenção por ser uma pessoa bonita e que atendia aos padrões, desde que era criança, e que sempre quis provar que era mais que isso. Por mais que tivesse um currículo universitário de dar inveja, ficou claro que a sua contratação levou mais em conta a aparência, pois apareceria junto a outros homens que tratariam como um agrado aos olhos.

Continua após a publicidade
Crítica | Nevenka: Quebrando o Silêncio valoriza a denúncia de assédio sexual
Imagem: Divulgação/Netflix

Além dos depoimentos da vítima, que apresenta muita segurança ao falar dos fatos, ainda que tenham sido traumatizantes, vemos declarações da imprensa e de pessoas envolvidas no caso. Todos relatam os mesmos problemas do machismo que tomou conta do caso, analisando o comportamento do ex-político em relação às outras pessoas que funcionava com um abuso de poder velado.

Ismael Álvarez conquistou diversos fãs enquanto esteve no poder, fazendo grande parte da população acusar Nevenka de estar buscando por autopromoção e dinheiro. Inclusive, o fato da vítima ter tido um breve relacionamento com o político fez com que a sua reputação piorasse ainda mais. Foi a partir do "não" que os abusos começaram, com o ex-prefeito torturando a funcionária de forma psicológica e também grotesca, como diz um dos relatos em que ele a fez dividir o quarto com ele em uma viagem e se masturbou ao lado dela.

Graças às declarações firmes de Nevenka Fernández, que são extremamente valorizadas na produção, além de algumas provas, o caso a trouxe a oportunidade de continuar lutando pela vitória. Porém, precisou de um momento absurdo em uma das sessões no tribunal para que pessoas estivessem ao seu lado, com o documentário mostrando uma realidade dolorosa que acontece até hoje, mais de 20 anos depois.

Continua após a publicidade
Crítica | Nevenka: Quebrando o Silêncio valoriza a denúncia de assédio sexual
Imagem: Divulgação/Netflix

Mesmo sendo a acusadora, um dos promotores começou a acusá-la usando supostos comportamentos e suas vestimentas como um motivo para que ela se tornasse vítima, uma triste realidade que muitos ainda levam em conta para justificar abusos. Felizmente, muitos dos que presenciaram o momento, que foi gravado e é revoltante de assistir, se indignaram e conseguiram tirar o promotor do caso. A partir de então, vemos todas as vitórias de Nevenka, que pareciam improváveis para a época, e o ex-prefeito sendo punido, mesmo que tenha sido condenado apenas a pagar uma indenização.

A série documental consegue encaixar todos os acontecimentos em uma linha do tempo concisa e sem se prender aos fatos apenas para ter mais material. A produção vai direto aos pontos, trazendo informações sobre a acusadora, do acusado e as pessoas relacionadas de forma breve e resumida, mas sem deixar informações faltantes. Além disso, o documentário traz informações importantes para a história da Espanha, que até chega a ser comparada com a pioneira do movimento Me Too, em que mulheres de Hollywood começaram a denunciar seus abusadores.

Nevenka: Quebrando o Silêncio está disponível na Netflix em quatro episódios.