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Steven Spielberg volta a separar filmes de cinema e streaming em discurso

Por| 19 de Fevereiro de 2019 às 08h30

The Independent
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Em um discurso na premiação do Cinema Audio Society, Steven Spielberg se mostrou mais uma vez preocupado com filmes sendo lançados em plataformas de streaming. Para o famoso diretor, o problema está essencialmente no medo de que os serviços possam tirar o caráter cinematográfico da experiência, no sentido de levar as pessoas a uma sala em que se esteja exibindo a produção.

Ele se coloca ainda como um “forte crente de que os cinemas precisam existir para sempre”. Para o diretor, os filmes precisam manter a sua essência cinematográfica como experiência de sala.

Este comentário de Spielberg é mais um da lista do diretor que se mostra contrário à plataformas de streaming. Empresas como Netflix e Hulu têm buscado seu espaço diante dos holofotes de academias e premiações, tentando conseguir o respeito também da grande crítica. Atualmente, a Netflix conseguiu sua primeira indicação ao Oscar com o filme original Roma.

Para o diretor, a produção não merece o espaço. “Uma vez que você se compromete ao formato televisivo, você é um filme de TV. Certamente se é um bom programa, merece um Emmy, mas não um Oscar”, apontou em entrevista para o ITV no ano passado. “Eu não acredito que filmes que foram apresentados em apenas alguns cinemas por menos de uma semana deveriam ser qualificados para uma indicação da academia”.

O tema foi bastante debatido durante a premiação do Cinema Audio Society. O grupo acredita que não há nada igual à experiência de ir a uma sala escura de cinema.

O pensamento de Spielberg já é antigo. Em 2017, o diretor foi um dos que encabeçou fortemente as críticas ao Festival de Cannes por permitir que produções da Netflix e Amazon pudessem concorrer no evento. Na época, ele defendeu a tese de que produções do streaming e cinema são diferentes e que não podem concorrer juntos.

Por conta disso, Cannes acabou por impedir que filmes dessas plataformas pudessem participar do circuito competitivo do evento, mesmo que fossem exibidos por lá. Em resposta, a Netflix optou por não levar nenhuma de suas produções e ainda anunciou a compra do longa que seria exibido na abertura da edição 2018.

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Fonte: ITV, The Verge