Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | Sony anuncia controle para PS5 focado em acessibilidade

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Janeiro de 2023 às 15h05

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Continua após a publicidade

A Sony anunciou nesta quinta-feira (05), durante a CES 2023, o Project Leonardo, controle focado em acessibilidade que poderá ser usado no PlayStation 5. A ideia é entregar maior possibilidade de customização e permitir que pessoas com deficiência tenham uma melhor experiência com jogos eletrônicos a partir de diferentes recursos, configurações e integrações com diferentes dispositivos.

O dispositivo conta com botões configuráveis e modulares, assim como os analógicos, que podem ter seu posicionamento alterado de acordo com as necessidades de cada jogador, ficando mais próximos ou distantes. A ideia é permitir que cada um utilize a solução da maneira mais adequada e confortável, além de resolver problemas comuns como a dificuldade para pressionar comandos que ficam muito próximos uns dos outros ou segurar o joystick de maneiras específicas.

CES 2023 | Sony anuncia controle para PS5 focado em acessibilidade
Botões e analógicos do Project Leonardo são totalmente customizáveis, com perfis também aceitando combinações para um único comando ou ajuste de distância nas alavancas (Imagem: Divulgação/Sony)

Além de modulares, os botões também são totalmente configuráveis, com mais de uma função também podendo ser ligada a um pressionamento específico. O mapeamento também pode ser feito de acordo com o título jogado ou experiência desejada, com o Project Leonardo sendo capaz de armazenar até três perfis na memória interna, com alteração fácil entre eles.

Essa personalização também está ligada a combinações de botões, que podem ser configuradas para um único comando, ou utilização sobre a mesa, de acordo com os parâmetros de cada jogador e com direito a travas que seguram o acessório sobre a superfície, sem risco de danos. Combinadas com as opções de acessibilidade disponíveis, principalmente, nos games exclusivos de PlayStation, as funcionalidades ganham ainda mais poder, permitindo que mais gente possa experimentar os títulos do PlayStation 5.

CES 2023 | Sony anuncia controle para PS5 focado em acessibilidade
Project Leonardo também funciona conectado a outros dispositivos externos ou ao DualSense convencional do PS5, de acordo com o que for melhor e mais confortável para cada usuário (Imagem: Divulgação/Sony)

O acessório ainda em fase de desenvolvimento, com a ajuda de organizações focadas como AbleGamers, Stack Up e SpecialEffect, pode funcionar de forma individual, ao lado de outro igual ou também ser conectado a um DualSense comum. Acessórios externos e switches também podem ser ligados através de três portas auxiliares disponíveis no controle, dando múltiplas opções de comandos.

Continua após a publicidade

Ao anunciar o Project Leonardo durante a CES 2023, que está acontecendo nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Sony falou dele como um conceito aberto, gerando uma experiência bem diferente para cada tipo de usuário. O acessório também está sendo desenvolvido para experiências combinadas, que possam ser aproveitadas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, seja jogando juntas da maneira convencional ou com uma auxiliando a outra.

Por enquanto, porém, o controle não tem data de lançamento. A Sony também não revelou o preço do Project Leonardo, aproveitando o anúncio para agradecer à participação dos profissionais da área e convidando todos para contribuírem com o desenvolvimento do projeto, com mais informações sendo divulgadas em breve.