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Economia de energia é a vantagem mais sentida por donos de casas inteligentes

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Setembro de 2021 às 16h02

The American Ceramic Society
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Uma nova pesquisa feita pela LG mostrou as principais impressões de usuários que possuem equipamentos com recusros voltados para casas conectadas, como lâmpadas, televisões, máquinas de lavar, ar condicionado e refrigeradores. O estudo foi feito com 837 pessoas de 25 a 54 anos, nos Estados Unidos.

O primeiro questionamento feito tem relação com os objetivos primários de quem adquire um produto de smart home. Cerca de 17,3% das pessoas responderam que simplesmente desejavam uma forma de controlar dispositivos de forma automática, enquanto 15,7% pretendem economizar energia e dinheiro, e 13,3% procuram maiores opções de personalização nos ambientes internos.

A economia de energia é o principal benefício apontado por pessoas que já compraram dispositivos inteligentes, com 17,3% do total de respostas. Na sequência, fica a possibilidade de tornar os objetos mais agradáveis e úteis — usuários também perceberam uma maior economia de tempo, segurança aprimorada e menos esforço na utilização de utensílios smart.

Economia de energia é o benefício mais percebido por quem usa produtos smart (Imagem: Divuglação/LG)
Economia de energia é o benefício mais percebido por quem usa produtos smart (Imagem: Divuglação/LG)

Pessoas em faixas de idade mais altas costumam se sentir mais satisfeitas com seus produtos inteligentes, já que até 60% dos adultos de 50 a 54 anos estão completamente contentes com seus aparelhos. Existe uma tendência de diminuição dessa estatística à medida em que são mostradas as respostas dos mais jovens, e apenas 27,7% das pessoas de 25 a 29 anos se consideram extremamente felizes com seus dispositivos de smart home.

Pessoas de faixas etárias mais altas tendem a ficarem mais satisfeitas com dispositivos de casa inteligente (Imagem: Divulgação/LG)
Pessoas de faixas etárias mais altas tendem a ficarem mais satisfeitas com dispositivos de casa inteligente (Imagem: Divulgação/LG)

Ainda no aspecto de faixas etárias, a pesquisa mostra que pessoas mais jovens tendem a ser atraídas pelas inovações das casas conectadas, enquanto os mais velhos ficam empolgados com a melhoria de performance que os produtos podem proporcionar. Além disso, produtos smart tendem a gerar niveis de satisfação similares entre pessoas que não possuem conhecimento sobre inteligência artificial e quem tem alguma noção sobre o assunto.

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TVs e geladeiras inteligentes são os preferidos

A pesquisa também identificou alguns grupos de usuários, e os principais usos das tecnologias inteligentes no dia a dia — em geral, todos priorizam televisões e geladeiras inteligentes. Entre os nichos identificados, estão as pessoas que valorizam o alto status social, que gostam de utilizar os recursos de identificação de tecidos e recomendação dos melhores ciclos nas máquinas de lavar, por exemplo.

Já quem coloca a praticidade como prioridade na rotina costuma utilizar os aplicativos de smartphones para controlar seus dispositivos. Quem valoriza a responsabilidade social faz uso dos recursos smart para economizar energia nos refrigeradores, enquanto pais e responsáveis por crianças controlam as luzes sem a utilização das mãos, além de usar diferentes cores nas lâmpadas para entreter os pequenos.

Outro grupo identificado na pesquisa inclui os usuários com interesse em jardinagem, que gostam de utilizar a voz para ativar diversos comandos. As pessoas que cuidam das tarefas domésticas priorizam a segurança dos lares com produtos como fechaduras smart, e os interessados em esportes gostam de ter placares sempre atuailzados em seus dispositivos, assim como os horários dos próximos jogos.

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A pesquisa mostra que a LG está no caminho certo ao apostar em inteligência artificial como diferencial de seus eletrodomésticos, Smart TVs e outros eletrônicos da linha ThinQ, devendo ainda servir como parâmetro para melhorias focadas em públicos específicos que a marca deseja alcançar.