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Ferrari Purosangue chega para acabar com o reinado do Lamborghini Urus

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2022 às 19h08

Divulgação/Ferrari
Divulgação/Ferrari
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Após uma longa espera, finalmente a Ferrari revelou por completo a Purosangue, seu primeiro SUV em toda a história. E para desespero dos puristas, o utilitário terá o lendário motor V12 da montadora, com 725cv, suficientes para encarar o Lamborghini Urus de frente.

Segundo a montadora, foram anos de estudo para tirar do papel o primeiro carro da Ferrari com quatro lugares e quatro portas. A quebra de paradigmas seria perigosa, mas nos brindou com um SUV que reúne as principais características da montadora quando pensamos em design e, claro, motor.

Os diferenciais do projeto começam com a alocação do propulsor, que é dianteiro, o que levou a transmissão para a traseira, de modo a acomodar a tração integral do SUV para equilibrar o peso em 49/51%, considerado o ideal pela Ferrari para um esportivo raiz.

O Purosangue também tem como diferencial seu chassi, feito inteiramente em fibra de carbono para a redução do peso. Mesmo sendo um SUV, os traços prometem um coeficiente aerodinâmico baixo, apesar da altura mais elevada do solo e o campo de visão mais "comandante", como a própria Ferrari disse em comunicado.

Motor V12, obrigado

Para ser bem "aceita", por assim dizer, a Ferrari não titubeou e escolheu seu motor 6.5 V12 para equipar o Purosangue. São 725cv e 73 kgf/m de torque, suficientes para levar esse SUV de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, mais rápido do que rivais como o Lamborghini Urus.

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Segundo a Ferrari, mesmo sendo um motor aspirado, o casamento entre o câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas ajuda o SUV a ter 80% do seu torque em baixas rotações, proporcionando uma aceleração praticamente imediata e poderosa.

As portas do Ferrari Purosangue abrem ao contrário (Imagem: Divulgação/ Ferrari)
As portas do Ferrari Purosangue abrem ao contrário (Imagem: Divulgação/ Ferrari)

A explicação da marca é que o desempenho da nova embreagem é 35% maior, transmitindo até 122kgf/m de torque dinâmico durante as mudanças de marcha. Graças a um sistema de acionamento hidráulico de nova geração, os tempos de engate da embreagem agora são mais rápidos, superiores ao câmbio conhecido de sete marchas e que equipa outros modelos.

Além do motor, outros aspectos da dirigibilidade do SUV receberam tratamento especial, como a instalação de um pacote de suspensão ativa chamado Tecnologia de Suspensão Ativa Ferrari, habilitada pelo sistema TASV (True Active Spool Valve) da Multimatic.

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Traseira mais arredondada não remete muito a outros modelos, porém agrada (Imagem: Divulgação/ Ferrari)
Traseira mais arredondada não remete muito a outros modelos, porém agrada (Imagem: Divulgação/ Ferrari)

Segundo a montadora, esta nova arquitetura de suspensão oferece inúmeras vantagens ao combinar acionamento de motor elétrico com um amortecedor hidráulico de alta precisão em um sistema totalmente integrado. O motor elétrico permite que o corpo e as rodas sejam ativamente controlados com mais força e a frequências mais altas do que os sistemas tradicionais adaptativos ou semi-ativos.

Tecnológica sim, por que não?

De série, o Ferrari Purosangue oferece um sistema completo de recursos de condução para o motorista, afinal de contas, trata-se de um SUV esportivo, mas que certamente poderá atender famílias. Segundo a marca, todos as ferramentas foram desenvolvidas em parceria com a Bosch.

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Purosangue traz uma série de itens para conforto e dirigibilidade do condutor e ocupantes (Imagem: Divulgação/Ferrari)
Purosangue traz uma série de itens para conforto e dirigibilidade do condutor e ocupantes (Imagem: Divulgação/Ferrari)

São elas:

  • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres;
  • Piloto automático adaptativo;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Sistema de largada em pista;
  • Controle de farol alto automático;
  • Alerta de saída de faixa com correção;
  • Reconhecimento de placas de trânsito;
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro;
  • Alerta de sonolência do motorista;
  • Alerta de ponto cego;
  • Câmera de estacionamento e sensores dianteiros e traseiros.

Ferrari Purosangue: Preço e disponibilidade

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O Ferrari Purosangue ainda não teve preços revelados e nem a data de lançamento exata para o mercado. Há a expectativa de que o SUV chegue ao Brasil, mas também sem previsão.