Publicidade

X/Twitter começa a exibir resumos de notícias feitos por IA

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Julian Christ/Unsplash
Julian Christ/Unsplash
Tudo sobre Twitter

Que Elon Musk gosta de fazer mudanças no X (ex-Twitter), todo mundo já sabe, mas o bilionário sempre experimenta adicionar outras funções no lugar das colocadas para “escanteio”. A mais recente se chama “Explore”, que substitui os Assuntos do Momento (Trending Topics) por notícias e resumos criados a partir do Grok, inteligência artificial da xAI — empresa de IA do dono da Tesla.

Grok faz resumos para você

A novidade já está em fase de testes no formato Beta no X, mas apenas para quem usa a rede social a partir do navegador — nos celulares, o botão de Explorar ainda apresenta os assuntos do momento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na página inicial da plataforma, o recurso Explore se encontra do lado direito abaixo da barra de busca e apresenta quatro tópicos normalmente relacionados aos gostos e pesquisas do usuário.

Ao clicar na chamada, um pequeno texto que resume a informação surge na tela, seguido de algumas publicações relacionadas na parte de baixo — vale ressaltar que tudo está em inglês, mesmo se seu perfil estiver no idioma português do Brasil.

Por ainda se tratar de uma versão Beta, é provável que mais mudanças ocorram com o passar do tempo. Além disso, o Grok pode eventualmente postar algo que não seja completamente verdadeiro, sendo assim, a rede social mantém uma frase para esclarecer a situação: “Esta história é um resumo das postagens no X e pode evoluir com o tempo. O Grok pode cometer erros, verifique seus resultados”.

Trending Topics ficam mais escondidos

Mesmo com a adição da IA Grok à plataforma, os Trending Topics não sumiram por completo, eles só estão mais escondidos.

Para encontrá-los, é necessário clicar na opção “Show more” na parte de baixo do Explore e você vai se deparar com as mesmas opções de sempre: desde o “Para você” à parte de “Trending”.

Se quer entender melhor como tudo funciona, é importante aprender o que exatamente é uma trend.