Spotify explica como o novo assistente de voz usará seus dados coletados
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Abril de 2021 às 10h50
Na quarta-feira, o Spotify anunciou a chegada do seu novo assistente de voz, acionado a partir da frase “Hey, Spotify”. A novidade foi vista pela primeira vez há mais de um ano e agora parece desembarcar de vez no streaming de músicas.
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Apesar de não ser nada muito inovador, esse lançamento tem sido visto com certo ceticismo em razão de uma potencial invasão de privacidade, o que gerou muitas dúvidas sobre como o programa usa os dados pessoais. Em razão disso, a empresa veio a público para esclarecer as principais questões e tranquilizar seus usuários.
O primeiro ponto é que o assistente é uma função opcional que deve ser ativado para funcionar — ele virá desligado por padrão. O segundo e importante aspecto é que o sistema não vai registrar tudo o que você diz: a captura da voz só começa quando o usuário fala a palavra de ativação ou toca no botão de ação e termina assim que o comando é encerrado.
Segundo o Spotify, apenas os poucos segundos entre dizer “Hey, Spotify” e o comando são registrados, mas a empresa garante que eles são excluídos logo depois ou se o usuário não disser as palavras compatíveis.
A gigante do streaming musical declarou recentemente que usou os dados pessoais não apenas para desenvolver novos recursos, mas para fornecer anúncios mais relevantes e direcionados. Assinantes Premium ficam de fora desse rastreamento, mas os demais estão sujeitos a tais regras. O Spotify acrescentou que compartilha algumas informações com provedores de armazenamento em nuvem e outros parceiros quando necessário para o app funcionar.
Preocupação com uso indiscriminado de dados
Toda essa preocupação surgiu após o registro de uma patente de reconhecimento de voz do Spotify. A investida permitiria que a empresa detectasse detalhes como idade, sexo, sotaques e até mesmo o estado emocional do usuário.
Em teoria, isso daria poder ao serviço para traçar seu perfil e usar os dados emocionais para oferecer uma playlist mais melódica para dias tristes ou mais animada para os dias de bom humor. Mas também poderia ser usado para ofertar produtos e serviços nos momentos de maior vulnerabilidade.
Claro que se trata apenas de uma patente e não dá para afirmar que haja qualquer ligação com o assistente de voz, mas não deixa de ser algo preocupante para quem teme ter sua privacidade invadida. Recentemente, a empresa também prometeu entrar na briga pelos chats de voz ao adquirir a da Betty Labs, empresa criadora do aplicativo de áudio com foco esportivo Locker Room.
O recurso “Hey Spotify” começou a ser lançado para alguns usuários nos Estados Unidos para dispositivos iOS e Android. Ainda não há previsão de expansão para outros países, mas a empresa promete trazer mais novidades nas próximas semanas.
Você acha que o Spotify pode estar o espionando? Ou crê que o recurso tem apenas a finalidade ajudar na sua rotina? Opine e deixe seu comentário.
Fonte: Spotify