Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novidade do Chrome permite videochamadas em miniaturas na tela

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Maio de 2021 às 13h30

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Google vai remodelar o modo picture-in-picture (PiP) do Chrome para facilitar a vida de quem usa o recurso para fazer videochamadas pelo navegador. Hoje, essa funcionalidade é usada apenas para assistir vídeos na telinha pequena enquanto acessa outros sites.

A nova ideia é permitir o uso do PiP para chamadas de vídeo e reuniões online vinculadas ao ambiente de trabalho. Os comandos atuais só permitem pausar a reprodução, reiniciar o vídeo ou retornar para a guia de origem — além de funcionarem apenas nos sites de reprodução de mídia, como o YouTube.

(Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
(Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Com a atualização, o usuário também contaria com o gerenciamento de microfone e webcam. O formato se mantém praticamente idêntico, a não ser pelos dois novos ícones. Essa novidade foi antecipada aqui no Canaltech no final do mês de março.

O aprimoramento pode tornar mais produtivo o ambiente corporativo durante o home office. Isso porque a pessoa não será mais obrigada a ficar presa na guia onde a reunião ocorre para assistir a tudo. Ela pode checar e-mails, ler notícias, redigir textos ou até acessar conteúdos complementares enquanto fala ou assiste a uma conferência de vídeo, que ficará rodando na guia em segundo plano.

Este novo recurso chegará junto com o Chrome 91, que ainda não está disponível para todos. Usuários da versão de testes do navegador, o Chrome Canary, já podem experimentar a novidade. Basta seguir o passo-a-passo a seguir:

Passo 1: Abra o Chrome e digite na barra de endereço: chrome://flags/#media-session-webrtc

Continua após a publicidade
Só dá para testar o novo recurso no Canary, por enquanto (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
Só dá para testar o novo recurso no Canary, por enquanto (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Passo 2: Habilite a configuração no menu suspenso

Passo 3: Reinicie o navegador e pronto

Os desenvolvedores criaram esta página de amostra para testes de videoconferência e reprodução de mídia no navegador na janelinha do PiP. É só clicar no botão “Open Camera” e habilitar o modo picture-in-picture para ver os botões de silenciar microfone, desligar a câmera ou encerrar a chamada.

Continua após a publicidade

Para experimentar o recurso na versão estável, o jeito é aguardar a próxima atualização do Google Chrome para desktop, o que deve incluir Linux, macOS, Chrome OS e Windows. Não há detalhes sobre a implantação nas versões para celular, o que pode não ser um problema, já que muitos aplicativos de teleconferência possuem a funcionalidade de modo nativo, tanto para iOS quanto para Android.

Explosão da videoconferência online

Nos últimos meses, em razão da pandemia, houve uma explosão no uso de softwares de vídeoconferência e streaming de vídeo. Muitos usuários preferem usar os serviços no próprio navegador, em vez de baixar programas para o computador, o que tem exigido dos desenvolvedores a capacidade de tornar a experiência mais funcional e completa.

O Google Meet, o Zoom e o Microsoft Teams são exemplos de programas que oferecem suporte a chamadas de voz e vídeo apenas via browser. Com o novo recurso do Chrome, todos eles serão beneficiados com os controles mais objetivos.

Continua após a publicidade

Tem o hábito de usar o Picture-in-Picture na sua rotina de trabalho? Como você avalia esta novidade? Deixe sua opinião no campo de comentários abaixo.

Fonte: TechDowns