Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Videochamadas no Chrome poderão funcionar no modo picture-in-picture

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2021 às 11h37

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre Google

O Google deve adicionar mais funcionalidades ao modo picture-in-picture (PiP) no Chrome para permitir a participação de videochamadas sem sair do navegador. Esse recurso possibilita assistir a streaming de vídeo em uma telinha pequena enquanto executa outras atividades, como ocorre com a Twitch nos celulares, por exemplo.

O aprimoramento do picture-in-picture no Chrome pode tornar mais produtivo o ambiente corporativo durante o home office, já que as pessoas poderão se dedicar a tarefas enquanto acompanham reuniões de trabalho, sem a necessidade de alternar para a guia onde o serviço está rodando em segundo plano.

Continua após a publicidade

Os controles atuais são bem limitados: no YouTube, por exemplo, o modo só possui as opções de pausar o vídeo, fechar a janela ou alterar de volta para a guia do vídeo. Segundo o site Techtsp, o Google usará a tecnologia MediaSession para adicionar recursos como botões para silenciar áudio, ligar microfone, habilitar webcams e desconectar chamadas. A expectativa é que o picture-in-picture também tenha mais compatibilidade com serviços de videoconferência.

Mais controle de vídeo

A novidade deve chegar para as versões de desktop do navegador, o que incluirá Linux, Mac, Windows e Chrome OS. Não há detalhes sobre a implantação nas versões para celular, o que pode não ser um problema, já que muitos aplicativos de teleconferência possuem a funcionalidade de modo nativo, tanto para iOS quanto para Android.

Continua após a publicidade

Como a janela picture-in-picture já existe, seria simples de apenas adicionar novos controles a ela. A ideia é manter o design atual, com o qual o usuário já está acostumado, para evitar problemas de segurança ou privacidade.

Nos últimos meses, em razão da pandemia, houve uma explosão no uso de softwares de vídeoconferência e streaming de vídeo. Muitos usuários preferem usar os serviços no próprio navegador, em vez de baixar programas para o computador, o que tem exigido dos desenvolvedores a capacidade de tornar a experiência mais objetiva.

Ainda não há detalhes sobre quando o Chrome ganhará essa nova funcionalidade. Por enquanto, parece se tratar de algo em estágio bem inicial, já que ainda não existe uma prévia para testes nas versões do browser destinadas a desenvolvedores.

Fonte: Techtsp