Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai remover modo de direção por voz do Assistente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Outubro de 2022 às 14h25

Google vai remover modo de direção por voz do Assistente
Google vai remover modo de direção por voz do Assistente
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Google anunciou o fim do Modo de Direção do seu assistente de voz. O recurso permitia interagir com o Google Assistente para ter acesso rápido aos controles de áudio, contatos, navegação e outros atalhos do celular enquanto a pessoa dirigia. Trata-se de uma novidade mostrada no Google I/O de 2019, mas que só foi lançada em 2021 e deve ser desativada em 21 de novembro de 2022.

Esse recurso não é igual ao Modo de Direção do Google Maps, integrado ao aplicativo de navegação para permitir a condução facilitada enquanto você dirige. Nos mapas, a funcionalidade é usada para alterar rotas, adicionar paradas ou obter informações sobre o trajeto.

O Driving Mode autônomo deve dar adeus ao Assistente e ficar restrito ao Google Maps (Imagem: Reprodução/Google)
O Driving Mode autônomo deve dar adeus ao Assistente e ficar restrito ao Google Maps (Imagem: Reprodução/Google)

O recurso de direção autônomo do Assistente, contudo, ia além do Google Mapas. A promessa era expandir a experiência para outros softwares rivais, possibilitando uma usabilidade aprimorada por voz. Em vez de dizer "Ok, Google, inicie o modo de direção", agora você deverá fazer a navegação pelo Google Maps se quiser manter a condução pela fala.

Automóveis que rodem o Android Auto nativamente ainda poderão usar os comandos por voz, mesmo no Waze ou outra solução. Quem usa outro tipo de sistema ou apenas o celular com o Google Assistente deverá se contentar com a falta de suporte ou apenas migrar para o Google Maps.

Uma solução que não emplacou

Quando foi anunciado, o modo de condução por voz deveria substituir o aplicativo "Android Auto por Phone Screens", descontinuado com a chegada do Android 12. Esse programa simulava a tela de uma central multimídia no seu celular, espelhando a imagem para a tela do carro, o que causava bugs eventuais na experiência.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores do Google não deram uma justificativa para excluir o recurso. Possivelmente, as pessoas não o estavam usando como o esperado ou subutilizando a ferramenta, afinal muitas centrais multimídia dos veículos já são integradas ao Android Automotive.

Em junho, o aplicativo do Google para Android recebeu uma atualização que liberou o uso do comando de voz no app durante a navegação no Google Maps em segundo plano. Isso passou a ocorrer mesmo quando o dispositivo não está conectado à Internet, somente com a integração ao GPS.