Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Tradutor pode receber nova interface com a linguagem gráfica Material You

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Agosto de 2021 às 16h08

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Continua após a publicidade

Ter o app do Google Translate (ou Google Tradutor) baixado no celular é crucial para manter a ferramenta de tradução sempre à mão, principalmente se a adaptação offline for importante para você. Finalmente, o aplicativo deve passar por uma remodelagem visual significativa que o colocará dentro dos padrões da linguagem gráfica Material You.

As informações vêm do site XDA Developers que, na versão 6.21 do Google Translate, encontrou indícios da nova interface. No pacote, o tradutor receberia um visual com mais foco na apresentação do conteúdo adaptado, com menos elementos coloridos e bem diferente da versão web.

Os botões de câmera, microfone e a escolha de idiomas foram posicionados na parte de baixo, mais acessíveis para navegação em uma única mão. O menu "de hambúrguer", estacionado no canto superior esquerdo da versão atual, não estaria mais disponível, enquanto suas funções seriam realocadas para o botão “mais”.

Visual atual do Google Tradutor à esquerda, interface atualizada do app à direita (Imagem: Reprodução/XDA Developers)
Visual atual do Google Tradutor à esquerda, interface atualizada do app à direita (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Vários dos botões dessa interface ainda em construção não são funcionais, pelo que conta o site. A câmera, o “mais”, a estrela e o avatar, por exemplo, não fazem nada quando selecionados. Ainda assim, dá para ter uma ideia de como o Google pretende deixar a cara do tradutor em uma futura atualização.

Segundo a investigação do XDA, o novo visual do Google Tradutor faz referência ao Pixel 6, o lançamento da companhia esperado para outubro deste ano. A relação indica que a sua estreia pode acontecer no mesmo período (senão no mesmo dia). Outra parte do material revela etiquetas com o título “Translate_MaterialNext” — codinome da nova linguagem de design do Android 12.

Nada novo sob o sol

Continua após a publicidade

Fazer repaginadas visuais em aplicativos é um hábito do Google. Sempre que um dos aplicativos da empresa parece datado e o suporte ainda é garantido, a empresa passa a trabalhar em modificações na sua aparência. Sendo assim, não seria estranho se o app de tradução fosse o próximo da lista.

Além disso, já era esperado que a Material You impactasse no visual do tradutor em algum momento. Desde a apresentação do design, o Google deu a entender que o padrão seria implementado tanto na próxima versão do sistema quanto nos aplicativos que compõem o catálogo da gigante. O Chrome já está no caminho de receber seu pacote, enquanto o Gboard já está com sua carcaça repaginada já há algum tempo no Android Beta.

Se adaptar para o novo padrão visual for realmente a finalidade da atualização, é bem provável que ela conte com suporte ao tema dinâmico e implemente cores extraídas do papel de parede para colorir botões e menus. Então, é um nível de personalização mais elevado do que a versão atual. Por enquanto, não há previsão para a distribuição da novidade, então resta apenas aguardar.

Fonte: XDA Developers