Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps é o mais novo app a receber o visual Material You do Android 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Setembro de 2021 às 10h41

Imagem: Brett Jordan/Pexels
Imagem: Brett Jordan/Pexels
Continua após a publicidade

O Google Maps é um dos aplicativos mais populares da criadora do Android e acaba de receber uma atualização para deixá-lo alinhado ao novo esquema de design Material You. O app de geolocalização finalmente começa a desfrutar das mudanças visuais planejadas para dar um toque estiloso ao novíssimo Android 12, cujo lançamento está marcado para o dia 4 de outubro.

A aparência está bem semelhante ao que já foi visto no Fotos e no Drive, com a barra de menus inferior alinhada ao tema escolhido — claro, escuro ou dinâmico — e os marcadores de seleção em formato de pílula. Sem o Dynamic Color, exclusivo do Android 12, o app adota tons de lilás e azul para destacar a guia escolhida e nos botões arredondados. No modelo antigo (o atual), as cores variam apenas do branco ao azul com ícones redondos, bem mais simples.

Alguns usuários, contudo, tiveram uma mudança um pouquinho diferente dessa apresentada. A barra de tarefas permaneceu igual, mas o botão foi adaptado ao novo visual, deixando o formato circular de lado para adicionar o quadrado com bordas arredondadas, exatamente como nas outras reformulações do Google.

Mudanças diferentes para usuários diferentes no Maps (Imagem: Reprodução/Android Police)
Mudanças diferentes para usuários diferentes no Maps (Imagem: Reprodução/Android Police)

Esse segundo modelo parece ser uma versão híbrida ou incompleta, já que ele não adiciona a coloração dinâmica, as marcações em formato de pílula, nem traz os efeitos nos elementos da interface, como era esperado. Pode ser que o Google esteja conduzindo alguns testes para ver como os usuários vão responder ao novo layout antes de liberar uma versão final definitiva.

Por enquanto, a novidade só foi liberada para alguns usuários e sem a necessidade de atualizar o Maps, o que sugere uma mudança do lado do servidor do Google. Apesar disso, para evitar problemas de compatibilidade, bugs ou brechas, recomenda-se manter o programa sempre atualizado.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police