Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gboard agora tem visual mais moderno para o seletor de emojis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2022 às 17h39

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Google
Tudo sobre Google
Continua após a publicidade

O Gboard, teclado oficial do Google, recebeu um grande redesenho da interface para aprimorar o seletor de emojis. Trata-se de uma importante mudança que vai reposicionar elementos da tela para otimizar o uso das carinhas, figurinhas e GIFs.

A reformulação afeta todos os recursos de expressão do Gboard, mas principalmente a parte superior. Agora, a barra de cima inclui um botão "Voltar", exibe o nome da página e traz um campo de pesquisa em forma de pílula em posição centralizada e fixa — ele até muda de tamanho, mas permanece no meio da tela.

A guia "Tudo" segue inalterada, mas a área de emojis recebeu várias atualizações. O importante carrossel do Emoji Kitchen, que permite criar variações de emojis existentes, agora fica embaixo da barra superior e deve ficar mais livre para utilização.

O novo Gboard tem um layout que aproveita melhor a barra superior (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
O novo Gboard tem um layout que aproveita melhor a barra superior (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

A pesquisa e os seletores de categoria passam a ser exibidos logo de cara no painel, facilitando a localização do recurso desejado. Você não vai mais depender apenas do ícone em baixo para saber onde está, já que a descrição da categoria aparece em letras grandes na parte de cima.

A guia de adesivos está mais "direta ao ponto", exibindo um pequeno ícone redondo com a coleção na parte de cima. O mesmo vale para os Emoticons, que podem ser trocados com um simples arrastar de dedo para a esquerda.

Um visual mais moderno para o Gboard

Continua após a publicidade

Já os GIFs seguem com a barra de pesquisa como principal elemento, permitindo a localização de imagens em movimento. A exibição continua semelhante, mas agora parecem ser melhor alinhadas aos princípios do design.

É impossível não notar uma ausência fundamental: o botão "ABC", que ficava no canto inferior esquerdo e permitia retornar ao teclado. Na nova interface, ele simplesmente desapareceu, obrigando o usuário a tocar na seta para retornar à digitação. É uma mudança simples, mas que pode confundir quem já estava acostumado tocar naquele local para voltar.

O redesenho do seletor de emojis do Gboard começou a ser liberado para testadores beta nesta terça-feira (8). Ainda não há prazo de quando deve ser liberado em definitivo para todos.

Em agosto, os desenvolvedores do teclado do Google fizeram testes com um visual mais alinhado ao Material You. Um mês antes, em julho, o Gboard finalmente começou a chegar para usuários de telefones dobráveis, trazendo um teclado dividido em duas partes.