Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 14 pode ter suporte ao sistema de arquivos NTFS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2022 às 15h09

Link copiado!

Kham Tran/Visualhunt
Kham Tran/Visualhunt
Tudo sobre Google

O Android pode finalmente se tornar compatível com o sistema de arquivos NTFS, apontou o repórter Mishaal Rahman, do site Esper. A adição permitiria que dispositivos com o sistema do Google interagissem com armazenamento externo (pendrives e HDs, por exemplo) montados no padrão de posse da Microsoft.

Atualmente sem suporte para NFTS, dispositivos Android não conseguem ler os dados armazenados num pendrive formatado neste sistema. Tal limitação é um empecilho principalmente para quem usa Windows, sistema com compatibilidade nativa com o padrão.

Continua após a publicidade

Em agosto, o Google deu sinais de que estava desenvolvendo o suporte para sistemas de arquivos da Microsoft. Primeiro, as melhorias foram relacionadas às partições em exFAT, também um padrão da MS bem requisitado pela comunidade de usuários.

Contudo, o NTFS ficou de fora, até que o Google começou a trabalhar na integração do padrão. Rahman encontrou indícios de que a empresa adicionou a política SELinux para ntfsfix, um complemento conhecido por corrigir inconsistências do padrão de arquivos.

Ainda é pouco, mas a simples adição sinaliza que a Gigante das Pesquisas está ao menos interessada em implementar o suporte para o antigo sistema de arquivos. “Ainda precisaremos de uma implementação NTFS funcional e atualizações para vold para montar unidades NTFS”, pontuou Rahman. Porém, o patch por si só “suger que eles também podem estar trabalhando para adicionar isso.”

Continua após a publicidade

Para a implementação acontecer, contudo, o Google precisará atualizar o daemon, um serviço de montagem de armazenamento do Android, para suportar o NTFS.

A expectativa é de que a próxima versão do Sistema do Robô, o Android 14, introduza compatibilidade total ao padrão de arquivos. “Espero que os dispositivos Android com kernels GKI android13-5.15 e mais recentes com Android 14 suportem a montagem de unidades NTFS”, mencionou o repórter.

Somente o Android 14

Por se tratar de uma adição complexa, é pouco provável que o suporte ao NTFS chegue para versões antigas do Android. A compatibilidade depende de um avanço no kernel Linux do dispositivo, coisa que somente o Google tem o hábito de liberar para seus aparelhos.

Continua após a publicidade

Entretanto, se o trabalho do Google continuar, é provável que o Android 14 base tenha suporte nativo ao sistema de arquivos. Assim, outras fabricantes poderão implementar a funcionalidade mais facilmente.

Fonte: Mishaal Rahman