Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

20 alternativas gratuitas ao Trello

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Outubro de 2023 às 19h00

Unsplash/Christin Hume
Unsplash/Christin Hume
Trello
Tudo sobre Trello
Continua após a publicidade

Existem diversos aplicativos de organização de tarefas que podem servir de alternativa ao Trello. Além de serem gratuitas, parte dessas soluções tem foco em segmentos variados, como interfaces para programadores, designers, escritórios de contabilidade, RH e agências de publicidade e marketing.

20 dicas de apps que podem substituir o Trello

Caso queira deixar o aplicativo do mascote Taco um pouco de lado, confira a seguir 20 alternativas ao Trello para você experimentar e ver qual delas se encaixa melhor na sua necessidade.

1. Asana

O Asana conta com uma interface colaborativa para gerir projetos, tarefas e organizar rotinas com a sua equipe.

O Asana é uma alternativa ao Trello que permite gerenciar projetos, tarefas e muito mais (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O Asana é uma alternativa ao Trello que permite gerenciar projetos, tarefas e muito mais (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

2. Bitrix24

O Bitrix24 é uma alternativa ao Trello voltada para gestão empresarial e conta com ferramentas que auxiliam na produtividade do time.

O Bitrix24 é solução com foco em business e conta com ferramentas para melhorar a produtividade (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O Bitrix24 é solução com foco em business e conta com ferramentas para melhorar a produtividade (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

3. monday.com

Um dos grandes diferenciais do monday.com é poder personalizar a interface da sua conta de acordo com a categoria do seu trabalho, como TI, design e vendas CRM.

Você pode personalizar a interface do monday.com de acordo com a categoria do seu trabalho (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Você pode personalizar a interface do monday.com de acordo com a categoria do seu trabalho (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

4. Airtable

Contando com uma interface intuitiva, o Airtable é uma alternativa ao Trello que permite administrar projetos de diversas categorias e delegar tarefas a cada membro da equipe.

Um dos diferenciais do Airtable é a sua interface intuitiva e fácil de usar (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Um dos diferenciais do Airtable é a sua interface intuitiva e fácil de usar (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

5. Basecamp

O Basecamp é uma das plataformas de gerenciamento de projetos mais tradicionais e oferece um período de testes grátis, além de planos pagos com diversas funções extras.

O Basecamp é uma das alternativas ao Trello mais tradicionais disponíveis para uso (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O Basecamp é uma das alternativas ao Trello mais tradicionais disponíveis para uso (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

6. Jira

No Jira, você é capaz de administrar todos os fluxos de um trabalho por meio de automatização e incluir até dez pessoas gratuitamente na sua equipe.

Alternativa ao Trello, o Jira conta com ferramentas para automatizar fluxos de trabalho (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Alternativa ao Trello, o Jira conta com ferramentas para automatizar fluxos de trabalho (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

7. Microsoft To Do

Quem deseja usar uma plataforma com um visual simples e funcional pode baixar o To Do da Microsoft, que conta com a vantagem de já abrir com a conta logada na versão para PC.

O To Do é uma solução da Microsoft de fácil uso e já vem com a conta logada no PC (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O To Do é uma solução da Microsoft de fácil uso e já vem com a conta logada no PC (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

8. Microsoft Teams

Você pode usar o Teams para gerenciar tarefas no calendário e compartilhar arquivos com membros da sua equipe, além de usar a função bate-papo para trocar mensagens.

O Teams também pode ser usado como alternativa ao Trello para realizar algumas tarefas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O Teams também pode ser usado como alternativa ao Trello para realizar algumas tarefas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

9. Google Keep

O Keep é uma plataforma do Google que permite salvar lembretes rápidos, mas você pode usá-la sem problemas para criar tarefas e adicionar colaboradores nas notas salvas.

Apesar de ser um serviço de notas, você pode usar o Google Keep como alternativa ao Trello (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Apesar de ser um serviço de notas, você pode usar o Google Keep como alternativa ao Trello (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Continua após a publicidade

10. ClickUp

Reunindo diversas ferramentas de gestão de tarefas em apenas um lugar, o ClickUp é uma alternativa ao Trello que conta com uma interface simples e intuitiva para uso diário.

O ClickUp está para disponível para download em diversas plataformas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O ClickUp está para disponível para download em diversas plataformas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

11. Paymo

O Paymo é uma alternativa ao Trello na qual é possível gerir projetos, fazer planejamento de tarefas e cronometrar o tempo gasto em cada atividade de forma simples e intuitiva.

Você pode usar o Paymo para administrar tarefas de forma bem simples e prática (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Você pode usar o Paymo para administrar tarefas de forma bem simples e prática (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

12. Pipefy

O Pipefy se destaca por permitir a automatização de diversos fluxos de trabalho e também conta com inteligência artificial para deixar o fluxo de tarefas mais eficiente.

No Pipefy, você pode usar ferramentas que automatizam fluxos de trabalho (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
No Pipefy, você pode usar ferramentas que automatizam fluxos de trabalho (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

13. Teamwork.com

Essa ferramenta é excelente para gerenciar projetos e tarefas com foco em agências de marketing digital, startups, recursos humanos e segmentos do gênero.

O Teamwork.com tem foco em empresas como agências e startups (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O Teamwork.com tem foco em empresas como agências e startups (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

14. Todoist

O Todoist é uma das plataformas mais famosas do segmento e ajuda a colocar as tarefas diárias em ordem, além de monitorar a produtividade de outros membros da sua equipe.

O Todoist é uma alternativa ao Trello disponível para diversas plataformas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O Todoist é uma alternativa ao Trello disponível para diversas plataformas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

15. Wrike

Quem procura ter transparência no controle de tarefas e na produtividade da equipe pode contar com o Wrike, que oferece uma interface com bastante variedade de ferramentas.

Você pode usar o Wrike para gerenciar tarefas e acompanhar o trabalho de outros membros da equipe (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Você pode usar o Wrike para gerenciar tarefas e acompanhar o trabalho de outros membros da equipe (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

16. Freedcamp

O Freedcamp também é um clássico das plataformas de gestão de projetos e permite gerar listas, delegar tarefas e usar ferramentas para melhorar o desempenho do projeto.

O Freedcamp é uma das plataformas de gestão de fluxos de trabalho mais tradicionais existentes (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O Freedcamp é uma das plataformas de gestão de fluxos de trabalho mais tradicionais existentes (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

17. GitHub

Embora o GitHub seja uma solução focada em programadores e designers, você também é capaz de usar a plataforma para administrar fluxos de trabalho e muito mais.

Por mais que o Github tenha foco em programadores, você pode usar o serviço para se organizar suas tarefas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
Por mais que o Github tenha foco em programadores, você pode usar o serviço para se organizar suas tarefas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

18. Workzone

Com foco em equipes de agências publicitárias, marketing e segmentos parecidos, é possível usar o Workzone para gerir projetos e compartilhá-los com membros da equipe.

O Workzone é uma ferramenta de gestão de projetos voltada para agências e empresas semelhantes (Imagem: Divulgação/Workzone)
O Workzone é uma ferramenta de gestão de projetos voltada para agências e empresas semelhantes (Imagem: Divulgação/Workzone)

19. KanbanFlow

Dispondo de um visual moderno e fácil de usar, o KanbanFlow permite visualizar o quadro de tarefas em um plano geral e também conta com ferramentas de produtividade.

  • Disponível em: Web
Caption
Caption

20. Taiga

O Taiga é a alternativa ao Trello para quem busca por um software de código aberto. Além disso, a plataforma oferece bastante praticidade para gerenciar projetos e tarefas.

O Taiga é uma solução de código aberto para organizar projetos e tarefas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)
O Taiga é uma solução de código aberto para organizar projetos e tarefas (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/Canaltech)

Se você gostou dessas dicas e deseja conferir outras sugestões semelhantes para substituir aplicativos de produtividade, confira um guia com nove alternativas gratuitas ao Canva e oito soluções paralelas ao YouTube para hospedar vídeos.