Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fabricantes melhoram tempo de distribuição de correções de segurança no Android

Por| 30 de Abril de 2020 às 07h00

Google
Google
Continua após a publicidade

Pior do que a tão falada fragmentação do Android é o tempo que muitos fabricantes levam para disponibilizar as correções de segurança do sistema. Mesmo assim, há motivos para otimismo, segundo a Security Research Labs, que analisou o tempo gasto pelos fabricantes de smartphones para distribuírem as correções fornecidas pelo Google.

Os pesquisadores publicaram um relatório indicando que todos os fabricantes melhoraram seu tempo de resposta, com base nas atualizações disponibilizadas desde 2018.

Entre os destaques positivos estão as marcas Sony e Nokia, que apresentaram um intervalo de atraso nulo, considerando a data de disponibilização da correção pelo Google e da compilação da versão atualizada pelos fabricantes.

Tabela mostra o atraso em dias (delay) e correções não fornecidas (missed patches) (imagem: SRLabs)
Tabela mostra o atraso em dias (delay) e correções não fornecidas (missed patches) (imagem: SRLabs)

Já a quantidade de pacotes de correções não disponibilizadas caiu pela metade de 2018 para 2019, considerando apenas as atualizações classificadas como críticas ou de alto risco. Neste quesito LG e Samsung foram destaques, com uma média de correções ignoradas/perdidas abaixo de 0,2 por aparelho no ano, ainda que tenham demorado quase duas semanas para integrar as correções.

Com relação à fragmentação de versões do Android, a SRLabs identificou que o problema continua aumentando, com menos de um terço dos aparelhos avaliados utilizando o Android 9 (Pie, a penúltima versão estável do sistema).

A empresa conduziu a pesquisa com base em dispositivos utilizando o app SnoopSnitch, voltado para identificar versões atualizadas do sistema para o celular. A SRLabs destacou que a porcentagem de usuários com o app em versões mais recentes do Android deve ser maior do que a da população em geral, já que seriam usuários mais avançados ou preocupados com a segurança. A pesquisa ignorou ainda versões antigas e sem suporte do Android, que não recebem mais as atualizações de segurança.

Continua após a publicidade

Fonte: SRLabs via XDA Developers