Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung traz ViewFinity S9 ao Brasil com tela 5K e foco profissional

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Janeiro de 2024 às 10h13

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Samsung)
(Imagem: Reprodução/Samsung)
ViewFinity S9

Cerca de um ano depois de apresentá-lo durante a CES 2023, a Samsung trouxe ao Brasil nesta segunda-feira (22) o ViewFinity S9, monitor da marca que busca competir com opções premium como o Studio Display da Apple por um preço "mais acessível". O aparelho chama atenção pela tela de altíssima resolução com elevada precisão de cores e revestimento fosco para reduzir reflexos, além de uma boa variedade de conexões e recursos conhecidos de outros monitores da marca, incluindo a presença do sistema operacional Tizen.

Principal destaque do lançamento, o display aposta em um painel IPS LCD de 27 polegadas, com acabamento fosco e resolução 5K de 5120 x 2880 pixels — o diferencial dessa resolução seria a alta densidade de pixels, de 218 PPI, que ofereceria mais flexibilidade na hora de trabalhar com fotos e vídeos, bem como nos ajustes de interface dos programas de edição.

Continua após a publicidade

Outro ponto forte é a precisão de cores, com 99% de cobertura da gama DCI-P3, uma das mais amplas disponíveis hoje, junto da calibração de fábrica que fornece ∆E < 2, assegurando desvios mínimos de tonalidade. Há certificação Pantone para atestar as especificações de cor, e a função Smart Calibration, que possibilita o uso de um smartphone para que o usuário realize uma calibração adicional, aos moldes do que a gigante já oferece nas TVs.

Completam o pacote de imagem a taxa de atualização de 60 Hz, pico de brilho de 600 nits e tempo de resposta de 5 ms (GtG), números bastante básicos frente a monitores gamer, por exemplo, mas que seriam suficientes para o público que a Samsung tem em mente, sendo competitivos com o que é visto no Apple Studio Display.

O ViewFinity S9 também chama atenção pela presença de uma webcam 4K integrada, munida de um mecanismo de inclinação para ajuste do ângulo ou para escondê-la, além das conexões. A porta DisplayPort para vídeo é acompanhada de Wi-Fi 5, Bluetooth 5.2, três conectores USB-C e um Thunderbolt 4, com velocidade de transferência de 40 Gbps, sinal de vídeo e fornecimento de energia via Power Delivery de até 90 W, potência capaz de alimentar notebooks ultrafinos com um único cabo.

No mais, seguindo outros monitores da Samsung, o sistema operacional Tizen é embarcado vindo direto das TVs da gigante, fornecendo acesso a plataformas de streaming como Netflix, Disney Plus e YouTube, e ao Samsung Gaming Hub, com streaming de games via Xbox Cloud Streaming e NvidiaGeForce NOW.

Preço e disponibilidade

O Samsung ViewFinity S9 já está disponível no Brasil com preço sugerido de R$ 9.999 — o valor é um tanto salgado considerando que há opções que não são focadas em profissionais equipadas com painéis melhores.

Dito isso, essa é uma das poucas opções com resolução 5K no país, o que somado à boa variedade de conexões, pode acabar justificando o preço para alguns usuários.