Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Motorola apresenta acessório que carrega baterias a até três metros de distância

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Setembro de 2021 às 08h28

Link copiado!

Divulgação/Motorola
Divulgação/Motorola
Tudo sobre Motorola

A Motorola apresentou nesta quarta (8) a segunda geração de carregadores sem fio e à distância. Por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, a marca mostrou o acessório que poderá carregar até quatro aparelhos simultaneamente, com uma distância máxima de três metros e ângulo de até 100 graus na frente do dispositivo.

A tecnologia de carrregamento pelo ar já foi apresentada por algumas marcas, e promete mudar completamente a forma em que se recupera a carga de um dispositivo. Com ela, não será mais necessário plugar um cabo ou colocar o celular em uma base, basta entrar em um ambiente e o aparelho começa automaticamente a carregar.

Continua após a publicidade

A nova geração também é capaz de funcionar mesmo com obstruções entre o acessório e o celular — porém, essa capacidade ainda é uma incógnita, pois enquanto o vídeo dedicado ao público chinês mostra o carregamento com um papel no meio do caminho, o clipe em inglês simplesmente pula essa cena.

Segundo a Motorola, a solução utiliza circuitos e módulos integrados de ondas milimétricas (mmWave), em conjunto com uma tecnologia Smart RF Lensing. Ou seja, o carregador detecta quando um dispositivo está dentro de sua área de atuação — assim como suas eventuais movimentações — e direciona as ondas para fornecer carga de maneira mais rápida, eficiente e segura.

A nova geração tem um tamanho significativamente maior do que a anterior, provavelmente por conta das mais de 1.600 antenas de transmissão, necessárias para um carregamento mais afastado. Assim, o produto tem o formato e dimensão similares a um modem grande, com o logo da Motorola em uma posição central e luzes indicadoras no canto direito.

Continua após a publicidade

A marca já trabalha em conjunto com a GuRu Wireless, uma companhia especializada em acessórios de carregamento à distância e outros acessórios de casa inteligente. Porém, seus produtos não estão à venda para o público e não possuem cerificação do FCC (agência regulamentadora dos Estados Unidos), e portanto são exclusivos para desenvolvedores que avaliam a viabilidade de tais tecnologias em diferentes dispositivos.

A tecnologia ainda está em fases iniciais de desenvolvimento, então ainda não existe uma previsão de lançamento do produto para o público geral. Porém, a marca afirma que está trabalhando em conjunto com a GuRu Wireless para fornecer uma "nova geração de produtos carregados sem fio" eventualmente.

Xiaomi e Oppo já apresentaram suas versões

Continua após a publicidade

Em janeiro deste ano, a Xiaomi também apresentou um conceito de carregador à distância que poderia dar suporte a dispositivos localizados em qualquer posição dentro de um ambiente específico. O produto funcionaria de forma similar ao da Motorola, porém tem "apenas" 144 antenas de transmissão e capacidade para carregamento a 5 W.

Já o projeto da Oppo é mais modesto, pois permite o carregamento apenas a uma distância máxima de alguns centímeros em relação à base. A marca deu poucos detalhes de como funciona a sua tecnologia, e qual seria a velocidade do carregador. Assim como a Motorola, nenhuma das companias chinesas lançou um produto desse tipo para o público, e ainda não há uma previsão de quando as novidades podem chegar ao mercado.

Fonte: XDA Developers