JBL Xtreme 4 chega ao Brasil com som aprimorado por IA e Bluetooth 5.3
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Pouco mais de três meses depois do anúncio feito na CES 2024, a JBL trouxe ao Brasil nesta quarta-feira (10) a JBL Xtreme 4, nova caixa de som Bluetooth de alta resistência da marca. Além do visual repaginado, a novidade traz uma série de melhorias bem-vindas em comparação à Xtreme 3, incluindo aprimoramentos na qualidade de áudio com apoio de Inteligência Artificial, conectividade mais moderna e estável, e bateria removível de maior autonomia.
- Novos fones da Nothing ganham imagens com provável visual e cores vibrantes
- Fones Fairbuds chegam com bateria removível e garantia de três anos
A primeira grande mudança da nova geração é o design, que chega mais robusto para lidar melhor com ambientes extremos.
Composta de materiais reciclados, incluindo o plástico da estrutura e o tecido de revestimento, a construção agora adota amortecedores de borracha para evitar problemas em caso de queda. Além disso, há certificação IP67 de resistência à água e poeira, prometendo oferecer mais tranquilidade em locais como florestas, piscinas e até mesmo praias.
O sistema de som tem especificações similares às do modelo anterior, sendo composto de dois woofers para sons graves e dois tweeters para frequências médias e agudas, mas há algumas novidades que melhorariam a qualidade de forma significativa, começando pela potência.
Ao ser conectada na tomada, a Xtreme 4 oferece até 30 W nos woofers e 20 W nos tweeters, ampliando o limite de 20 W + 15 W quando a operação é feita usando a bateria. Em comparação, a Xtreme 3 possuía potência fixa de 25 W para cada um dos speakers, mas não permitia ampliá-la ao ser ligada na tomada.
A segunda novidade de peso é o AI Sound Boost, algoritmo de Inteligência Artificial que analisa o som em tempo real para reproduzi-lo da melhor maneira possível. Somados à resposta de frequência mais ampla de 44 Hz a 20 kHz — a geração passada era mais limitada em graves ao chegar a apenas 53 Hz —, esses avanços forneceriam um áudio mais potente e definido.
O lançamento da JBL também embarca aprimoramentos na conectividade, ao utilizar o mais moderno Bluetooth 5.3, contra a versão 5.1 da antecessora. Além de melhorar a estabilidade e qualidade, o protocolo mais novo integra a tecnologia de LE Audio, adotando novo codec que reduz o consumo de energia e melhora a qualidade do som transmitido, e o Auracast, que possibilita a transmissão de um mesmo sinal de áudio para diferentes dispositivos ao mesmo tempo.
A bateria e o sistema de alimentação são outro ponto a receber melhorias. A JBL promete que a Xtreme 4 oferece até 24 horas de reprodução contínua, e agora é possível substituí-la para estender a autonomia. Também tivemos avanços no carregamento, com reduções no tempo total de recarga em 30 minutos, e a chegada de carga rápida via Power Delivery, que forneceria duas horas extras de uso após apenas 10 minutos na tomada.
Fecham o pacote o app dedicado de gerenciamento, embarcado com equalização para personalização do áudio, a alça de transporte com abridor de garrafas e a função powerbank, que possibilita utilizar a carga da caixa para recarregar o celular e outros aparelhos.
Preço e disponibilidade
A JBL Xtreme 4 já está disponível através da loja oficial da marca, nas cores preto e azul, com preço sugerido de R$ 2.029. O kit com bateria adicional será lançado em breve, mas ainda não teve preço anunciado.