Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem é preso após usar AirTag da Apple para perseguir vítima

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Fevereiro de 2022 às 08h45

Link copiado!

YouTube/Apple
YouTube/Apple
Tudo sobre Apple

As AirTags da Apple foram criadas com objetivo de ser uma ferramenta para encontrar possíveis objetos perdidos, como chaves e bolsas. No entanto, o acessório vem levantando preocupações devido ao aumento de casos de perseguição em que é usado, e foi usado por um homem no estado de Connecticut, nos EUA, para rastrear o veículo de uma vítima.

No dia 30 de janeiro, Wilfred Gonzalez foi preso após a polícia descobrir o uso de uma AirTag para monitorar uma pessoa. Conforme o CT Insider, o homem de 27 anos foi acusado de perseguição, de violar ordem de restrição e de violação de paz.

Inicialmente, a polícia da cidade de Waterbury foi chamada para resolver uma ocorrência de “disputa doméstica”. Ao chegar ao local, os policiais identificaram que o acusado usou o acessório para acompanhar a localização da vítima.

Continua após a publicidade

Gonzalez foi liberado após pagar a fiança de US$ 10 mil, mas terá que comparecer a uma audiência agendada para 30 de março. Entretanto, a situação do acusado é bem grave, pois duas das três acusações são consideradas crimes nos EUA.

Usuários podem ser notificados ao serem “rastreados”

O aplicativo Buscar da Apple notifica o usuário do iPhone caso uma AirTag de outro proprietário for detectada rastreando sua localização. Em seguida, o acessório “mal-intencionado” pode ser desativado pela vítima de perseguição.

Continua após a publicidade

Já os donos de Android podem usar o app Tracker Detect, desenvolvido pela própria Apple e disponível na Google Play Store. Embora não envie alertas caso um gadget desconhecido esteja por perto, o software possibilita encontrar o rastreador e forçá-lo a emitir um som.

Vale citar que as próprias AirTag ativam um alarme após ficar um longo período distante do proprietário. Então, os apps citados podem ser usados para encontrar o número serial do acessório e os dados do dono.

Novas diretrizes da Apple

Continua após a publicidade

Devido ao aumento de casos de uso das AirTags para monitoramentos indesejados, a Apple publicou um guia com dicas sobre como evitar essas situações. O material inclui sugestões sobre como agir ao identificar o stalker e usar os recursos de emergência para ligar para os serviços locais.

Para desencorajar o uso de acessórios para fins ilegais, a fabricante reforça no documento que o app Buscar notifica a vítima que está sendo seguida. Contudo, há casos de que o aviso só ocorreu cinco horas após a pessoa ter sido acompanhada por um stalker.

Por fim, a Apple comunicou que as diretrizes e instruções de uso das AirTags serão atualizadas com mais frequência. Com isso, a marca pretende reduzir o uso mal-intencionado dos rastreadores.

Fonte: CT Insider, PhoneArena, Apple Insider