Hermès vende pulseiras de couro apesar de foco verde do Apple Watch
Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 13 de Setembro de 2023 às 14h09
Apesar de ter removido todos os modelos de pulseiras de couro para Apple Watch do site da Apple, a Hermès, conceituada fabricante francesa de artigos de luxo que possui uma parceria com a gigante de Cupertino, segue vendendo os acessórios em seu próprio portal. A decisão é curiosa por contrariar os princípios de sustentabilidade defendidos pela Maçã no evento de lançamento da nona geração do relógio inteligente.
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Durante o evento que realizou nessa terça-feira (12), além da família iPhone 15, a Apple apresentou o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2, cuja principal novidade é o mais poderoso chip S9 SiP. Dito isso, a sustentabilidade foi outro foco dos acessórios — estes seriam os primeiros smartwatches da companhia a serem neutros em carbono, ou seja, a empresa compensa as emissões do composto químico da fabricação à venda, de forma a manter o equilíbrio do ciclo de carbono no planeta.
Resumidamente, a produção dos relógios não estaria soltando na atmosfera carbono além do que deveria, o que poderia agravar o aquecimento global e gerar outros problemas ambientais. Uma das medidas tomadas pela gigante para garantir a neutralidade de carbono foi o fim do desenvolvimento de pulseiras de couro, que acabaram substituídas por modelos de tecido reciclado. Mesmo bem-vindas, as escolhas resultaram em uma situação curiosa com a Hermès, principal parceira de acessórios da Maçã para o Apple Watch.
A dupla já havia chamado atenção há alguns dias, quando a fabricante francesa retirou do site da Apple todas as opções de pulseiras de couro. Aparentemente, a estratégia seria atender ao foco mais sustentável da nova geração, que até ganhou uma coleção completa de pulseiras feitas de lã e outros tipos de tecido trançado, menos nocivos ao meio ambiente que o couro, em virtude dos processos de produção usados.
No entanto, uma rápida olhada no site da Hermès mostra que a marca continua oferecendo uma infinidade de modelos de couro, com opções que chegam a mais de US$ 1.500 (~R$ 7.400). O tecido de base animal é uma especialidade da francesa, não sendo uma surpresa vê-la apostando no material, mas o caso é curioso por mostrar um conflito de interesses entre a empresa de luxo e a Apple, especialmente levando em conta os mais de 30 minutos da apresentação dedicados à neutralidade de carbono e à sustentabilidade.
Além de contarem com o novo S9 SiP, a família Apple Watch Series 9 e Watch Ultra 2 se destaca por upgrades de recursos e usabilidade, incluindo tela com pico de brilho de até 3.000 nits, capacidade de executar ações de voz da Siri sem acesso à internet, aprimoramentos no reconhecimento de gestos de navegação e chip U2 para Ultrawide Band (UWB), permitindo comunicação contínua com dispositivos como AirPods e HomePod. Ainda sem data de lançamento no Brasil, os acessórios já possuem preço, que parte de R$ 4.999.
Fonte: via AppleInsider