Apple pode deixar de produzir acessórios de silicone para iPhone
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Novos rumores sugerem que a Apple deve abandonar seus tradicionais acessórios de silicone para iPhone e Apple Watch, em favor de modelos atualizados com o "FineWoven", tecido ecológico apresentado pela gigante junto ao iPhone 15. A transição seria feita aos poucos, e seria parte dos planos da gigante de Cupertino de reduzir sua pegada de carbono, consequentemente diminuindo os impactos ambientais.
- iPhone 15 não ganhou carregamento mais rápido via MagSafe ou USB-C
- AirPods Pro 2 ganha porta USB-C, resistência IP54 e mais
Aproveitando a estreia das novas gerações de smartphones e smartwatches, a Apple reforçou o compromisso com o meio ambiente ao anunciar novas medidas que tomará para diminuir o impacto de fabricação e operação na natureza. Entre elas, foi destaque a utilização do FineWoven, tecido ecológico desenvolvido pela marca que possui 68% de material reciclado na composição, e oferece uma "sensação similar à camurça", segundo o site oficial.
A ideia é substituir o couro usado em produtos nas gerações anteriores, cuja produção é menos amigável ao planeta. Além de capas de proteção para a linha iPhone 15, modelos atualizados de pulseiras para o Apple Watch serão os primeiros acessórios a empregar a novidade e, ao que tudo indica, essa transição não deve parar por aí — a Maçã teria planos mais ambiciosos, conforme apontam fontes do site MacRumors.
De acordo com as informações, a empresa pretende encerrar a fabricação de capas, pulseiras e outros acessórios compostos de silicone e fluorelastômero (espécie de borracha reforçada de maior resistência), que possuem um potencial bastante reduzido de reciclagem e também apresentam processos de fabricação que geram malefícios à natureza. Dito isso, a troca não seria imediata, mas sim gradual.
Um dos exemplos dados pelas fontes é o da Sport Band para Apple Watch — em vez de receber novas opções de cores com a chegada do Apple Watch Series 9, como é costume da companhia, a pulseira receberia uma versão fabricada com o FineWoven. As soluções antigas de silicone seriam mantidas nas lojas nesse primeiro momento, mas apenas enquanto houver estoque disponível.
Considerando a atenção dada no evento para a neutralização de carbono na produção, a ideia de vermos materiais emborrachados sendo abandonados é bastante plausível. Seja como for, no momento, apenas dois dos acessórios da Maçã estão apostando no novo tecido ecológico: a capa de proteção para iPhone 15, e uma nova opção de pulseira para o Apple Watch. Ambas já estão à venda no Brasil com preços sugeridos de R$ 719 e R$ 1.099, respectivamente.
Fonte: MacRumors