Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell Concept Polaris é nova visão da Alienware para GPUs externas

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Janeiro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Dell
Dell
Tudo sobre Dell

Além do Concept Nyx e sua ideia de proporcionar aos usuários um servidor para games, a Dell apresentou em participação na CES 2022 o Concept Polaris, nova proposta de eGPU focada em entusiastas e profissionais que buscam turbinar os notebooks Alienware com maior poder de processamento gráfico. A novidade se destaca não apenas pelo visual, seguindo a linguagem de design tradicional da companhia, como também pela refrigeração e conectividade.

Concept Polaris é nova visão da Alienware para eGPUs

Uma das tecnologias mais interessantes aplicadas em modelos mais antigos de laptops Alienware foi a Graphics Amplifier, GPU externa que permitia expandir as capacidades dos aparelhos com mais conectividade, bem como o poder de processamento gráfico com placas de vídeo de desktop. Seu grande diferencial era a conexão proprietária, que contornava as limitações das portas USB, permitindo assim que as placas instaladas entregassem mais desempenho que concorrentes.

Continua após a publicidade

Com o aumento da potência das GPUs mobile dedicadas, e os avanços proporcionados por conexões como a Thunderbolt 4, a Dell optou por abandonar a tecnologia. O Concept Polaris se propõe a ser uma espécie de "sucessor espiritual" do Graphics Amplifier e, segundo a empresa, toma como base tudo o que aprendido baseado em feedbacks de clientes, da comunidade e dos próprios times de desenvolvimento para oferecer inovações.

A primeira grande mudança está no método de conexão, que abandona o conector proprietário em favor do USB-C, operando nos protocolos Thunderbolt 3 e Thunderbolt 4 para máquinas com processadores Intel, e USB 4 para aparelhos com chips AMD. A alimentação também foi modificada, deixando de lado a fonte interna para suportar até duas fontes externas de 425 W, para alimentar placas potentes, como a RTX 3090.

Continua após a publicidade

Fora isso, o design foi completamente repaginado e abandona o visual mais industrial utilizado antigamente pelo Graphics Amplifier e pelos notebooks da marca em favor da "Alienware Legend 2.0", a linguagem de design presente nos dispositivos mais recentes com linhas curvas e hexágonos, lembrando bastante o formato dos desktops da fabricante.

Refrigeração e conectividade são destaques

A empresa visa ainda permitir o overclock da GPU a níveis extremos, implementando dessa maneira um sistema de refrigeração robusto, que combina o resfriamento líquido Cryo-Tech da marca, munido de radiador de 240 mm, com a pasta Element 31 — visto inicialmente nos notebooks da linha Alienware X, o material mescla metal líquido (gálio) com silicone, prometendo turbinar a transferência de calor dos chips em até 25%.

Continua após a publicidade

Outro ponto que recebeu atenção foi a conectividade, pensada para expandir "a acessibilidade a essa experiência", o que sugere que a gigante quer atender mesmo usuários de laptops de outras empresas. Além de conexões Thunderbolt e USB-C, o acessório ofereceria múltiplas portas USB-A, diferentes conectores de vídeo, bem como portas ethernet de 2,5 Gbps.

Como um conceito, o Concept Polaris ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento, devendo passar por mais modificações até ser oficializado como um produto finalizado, como aponta a própria Dell, mas não há um prazo para o lançamento da novidade no momento.