Como testar sua webcam

Como testar sua webcam

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 05 de Setembro de 2021 às 13h00
Divulgação/Logitech

Por conta da pandemia, houve a necessidade de se entrar com uma certa frequência em chamadas de vídeo, tanto para a reunião de trabalho quanto para uma conversa com os amigos no final do dia. Por isso, ter uma webcam funcionando se tornou essencial no seu computador.

Desse modo, ter como testar se está tudo certo antes da chamada, ou antes de começar sua transmissão ao vivo no YouTube ou Twitch, por exemplo, é essencial para evitar atrasos e outros problemas. Pensando nisso, o Canaltech preparou esse texto para te ajudar a testar a sua webcam, seja em um computador Windows ou em computador com macOS.

Usando um navegador

Esse método funciona em ambos os sistemas operacionais, e usa apenas o navegador. Primeiro, abra o seu navegador de preferência e abra o site pt.webcamtests.com. Clique em "Teste minha cam".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Canaltech)

Pode ser que ele peça permissão para acessar sua câmera e, caso isso aconteça, clique em "Permitir".

(Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Canaltech)

Ele irá mostrar a imagem da sua câmera e começar um contador de progresso. Em alguns segundos, todos os detalhes sobre a sua webcam devem aparecer numa tabela no lado esquerdo da página.

(Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Canaltech)

Usando o Windows 10 

Clique no menu Iniciar (ícone do Windows) no canto inferior esquerdo da tela e escreva "Câmera" e abra o aplicativo nativo do sistema.

O aplicativo, depois de aberto, já deve começar a usar sua webcam e mostrar a imagem. Faça os testes para saber se tudo está funcionando direitinho.

Usando o macOS

No macOS será preciso abrir o aplicativo Photo Booth. Você pode procurar por ele no Launchpad, ou usando o Spotlight (como na imagem abaixo), ou então indo no Finder, clicando em Aplicativos e depois procurando pelo Photo Booth.

(Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Canaltech)

Abra o aplicativo.

(Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Canaltech)

Depois de aberto, o Photo Booth já deve começar a usar sua webcam e mostrar a imagem. Faça os testes para conferir se tudo está funcionando.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.