Publicidade

Como funciona a recarga de cartucho e quais marcas permitem reutilizá-los

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Julho de 2022 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Canon
Divulgação/Canon

A recarga de cartuchos de tintas é uma prática comum entre os donos de impressoras. Embora não sejam vistos com bons olhos pelas fabricantes, os produtos recondicionados têm vários aspectos positivos. Então, o Canaltech explica como ocorre o processo de remanufatura e esclarece outras dúvidas sobre o assunto.

Antes de se aprofundar, é importante dizer que os cartuchos remanufaturados são peças originais que recebem um tratamento especial para mais um ciclo de uso. Esses modelos passam por um processo de recondicionamento, entregando a mesma capacidade de um cartucho novo a um custo menor.

Esses são produtos diferentes dos cartuchos compatíveis, peças totalmente novas e fabricadas por terceiros. Por esse motivo, também podem ter valores mais acessíveis do que os modelos originais.

Continua após a publicidade

Como é feita a recarga de cartucho?

O processo de recarga ou remanufatura dos cartuchos de tinta para impressora costumam ser realizados de maneiras bem semelhantes. Dividido em três etapas, o procedimento envolve a limpeza, o envase e os testes finais de qualidade.

Etapa de limpeza

Continua após a publicidade

No primeiro estágio do recondicionamento, os técnicos realizam testes que analisam as condições do cartucho. Isso inclui avaliações do circuito eletrônico e da cabeça de impressão, componentes que garantem que a peça tenha a vida útil ampliada.

Em seguida, é iniciada efetivamente a limpeza do cartucho visando eliminar os resquícios de tinta no interior ou que estejam obstruindo a cabeça de impressão. A peça também recebe um banho químico para tirar qualquer outro tipo de sujeira na parte interna.

A última fase da limpeza é a secagem interna com a drenagem dos líquidos usados na higienização do cartucho. Assim, a peça está totalmente pronta para receber a nova tinta.

Continua após a publicidade

Etapa de envase

Em geral, a recarga é feita com o auxílio de uma bomba peristáltica com tubos comprimidos e descomprimidos que enviam a tinta para dentro do cartucho. O procedimento com movimentos peristálticos evita a formação de bolhas de ar, o que pode ocupar espaço dentro do “tanque de tinta” e ocasionar falhas na impressão.

Para encerrar a fase de envase, equipamentos especiais realizam a despressurização do cartucho. Mais um procedimento que visa remover as possíveis bolhas de ar no interior da peça.

Fase de testes finais

Continua após a publicidade

Antes de devolver ao consumidor ou colocar o produto à venda, os técnicos no recondicionamento de cartucho devem realizar testes para verificar a qualidade da impressão e os componentes. Então, as peças recebem uma embalagem especial que as protege da luminosidade e altas temperaturas.

Com isso, é concluído o processo de recarga dos cartuchos de tintas para impressoras. Como visto, esse procedimento exige equipamentos e materiais específicos, impedindo a realização da recarga de forma caseira.

Quais as vantagens da recarga de cartuchos de impressoras?

Continua após a publicidade

A remanufatura de cartuchos de tintas para impressoras é vista como uma prática sustentável e econômica. Em média, as peças podem ser reutilizadas de quatro a oito vezes antes de se tornarem totalmente descartáveis.

Em certos casos, os usuários conseguem economizar até 50% ao realizar a recarga em vez de comprar um cartucho novo, o que é bem vantajoso para usuários comuns e empresas que realizam grande número de impressões.

O reuso do cartucho também contribui com o meio ambiente ao estender a vida útil do produto. Esses objetos são feitos com peças plásticas que demoram cerca de 200 anos para se decompor, enquanto os elementos de metal podem contaminar o solo se não forem descartadas corretamente.

Quando os cartuchos não puderem ser mais reutilizados, a recomendação é deixá-los com as empresas especializadas na remanufatura desses itens. Assim, as peças serão encaminhadas para companhias responsáveis pela reciclagem e descarte de lixo eletrônico.

Continua após a publicidade

Como saber se o cartucho pode ser recarregado?

Atualmente, grande parte dos modelos de cartuchos de tinta com circuito eletrônico — a jato ou a laser — podem ser recarregados. É possível confirmar esses detalhes ao pesquisar as informações do modelo da impressora em sites oficiais das fabricantes.

Outra opção é entrar em contato com as empresas especializadas no recondicionamento de cartuchos de tinta para impressoras. Os técnicos podem indicar quais modelos podem passar pelos procedimentos ou não permitem a recarga.

Continua após a publicidade

Além disso, é importante ficar atento a alguns pontos antes de realizar a recarga:

  • Use a impressora com frequência para evitar que a tinta resseque na cabeça de impressão e encurte a vida útil da peça;
  • Não deixe a tinta esgotar totalmente, pois isso pode forçar o cartucho e até mesmo queimar os circuitos eletrônicos;
  • Não remova os papéis atolados com a impressora ligada, isso também pode prejudicar os cartuchos.

Você já sabia dos procedimentos usados para a recarga dos cartuchos de tinta para impressora? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas interessadas no tema!

Fonte: Sorojet, Ecojet, HdInk, Impressor A Jato