Como saber se o cartucho para impressora HP é original?

Como saber se o cartucho para impressora HP é original?

Por Gustavo de Lima Inacio | Editado por Wallace Moté | 21 de Junho de 2022 às 19h10
HP

A pirataria é uma realidade, e muitos lugares oferecem produtos falsificados sem deixar isso claro — muitas vezes até sem conhecimento de que estão fazendo isso. Até mesmo cartuchos de impressora falsos são oferecidos, o que pode danificar sua impressora ou causar impressões ruins, além de normalmente entregar uma quantidade de cópias bem abaixo das soluções originais. Pensando em te ajudar a fugir disso, aqui estão alguns métodos para saber se o cartucho para sua impressora HP é original.

Holografia nas embalagens

A HP tem algumas formas de conseguir identificar um produto original. A primeira delas é por meio de holografia nas embalagens dos cartuchos de tinta e também dos toners. Para confirmar a veracidade do produto, basta movimentar a caixa e ver se o efeito é aplicado.

Selos de segurança de cartuchos de tinta da HP (Imagem: Reprodução/HP)

Movimente-a para frente e para trás, observando se o simbolo da HP ou a palavra "ok" se movimentam no sentido oposto ao do “√”. Por outro lado, ao mover para cima e para baixo, esses itens devem se mover na mesma direção.

Selos de segurança de toners de tinta da HP (Imagem: Reprodução/HP)

Dos selos exibidos na imagem acima, o da esquerda é o mais atual, enquanto os demais são de embalagens antigas de produtos da marca que ainda podem ser encontrados em varejistas que não atualizaram os estoques.

Validação online

Basta digitar o número de série presente na lateral do selo para verificar a originalidade do cartucho/toner (Imagem: Captura de Tela/Canaltech)

A fabricante também oferece outra maneira para verificação da veracidade do produto: a validação online. No mesmo selo holográfico, existe um pequeno QR Code. Ao escaneá-lo, você será direcionado para uma página que atesta se esse produto é original ou não. Também é possível ir até o site da HP e digitar o número de série, uma sequência numérica escrita na lateral do selo holográfico. Com isso, ele também deve te apontar sobre a veracidade do produto.

E se for falso?

A própria HP tem um canal de denúncia para o caso de produtos falsificados. Existe um formulário que pode ser preenchido para indicar o caso de suspeita de falsificação de produtos, onde a marca passa a investigar a situação.

Claro, esses passos são referentes apenas a produtos da HP, visto que esses são alguns dos seus métodos de segurança. Assim, caso você use outra marca de impressora, os passos podem ser diferentes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.