Publicidade

Apple pode lançar controle de jogos para iPhone e iPad

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Abril de 2022 às 10h40

Link copiado!

Divulgação/BackBone
Divulgação/BackBone
Tudo sobre Apple

Uma patente registrada pela Apple indica que a marca está desenvolvendo um controle para jogos compatível com iPhone, iPad e até mesmo Apple TV. Registrado em março no European Patent Office, o documento traz detalhes sobre os acessórios.

Conforme a patente, ao menos três versões de controles estão em desenvolvimento pela Apple. Embora cada modelo ofereça características e recursos exclusivos, a intenção é permitir que o usuário se conecte facilmente com o dispositivo desejado.

Aparentemente, a Apple estuda oferecer um acessório próprio para os fãs de games mobile e usuários da plataforma Apple Arcade. Com isso, as pessoas não precisam adquirir produtos de terceiros para conseguir se divertir com o iPhone e o iPad.

Continua após a publicidade

Três formas de uso

Um dos controles revelados pela patente tem a proposta semelhante ao BackBone One, um gamepad que se encaixa com o iPhone. O esquema também indica que o acessório pode ser usado no iPad com a tela posicionada na vertical.

A configuração dos botões é parecida com os joycons do Nintendo Switch. A peça esquerda traz um botão analógico acima dos quatro botões de ações, enquanto o controlador direito inverte o posicionamento dos botões.

Continua após a publicidade

O segundo exemplo tem um conceito bem diferente, sendo mais parecido com uma capa de proteção com teclado do que um controle tradicional — similar ao que a LG fez com o G8x ThinQ. Permitindo deixar o iPhone apoiado sobre uma superfície, o esquema sugere que o acessório tem uma tela sensível ao toque no lugar das teclas.

O segundo display deve atuar como uma tela extra com os controles e exibir dados sobre o game, como barra de vida e o chat com outros jogadores. Ademais, o acessório pode ser usado como um teclado virtual para digitar textos e realizar chamadas no Facetime.

Continua após a publicidade

A terceira opção aparenta ser um controle tradicional, mas com um botão que alteraria as funções para os usuários. Esse acessório talvez esteja sendo desenvolvido para funcionar com os aparelhos Apple TV.

Semelhante ao controle dos consoles Xbox da Microsoft, o produto facilitaria a navegação pelos menus e a interação com games. Ao mesmo tempo, o modelo pode ser compatível com o iPhone e permite atender ligações ou inserir textos ao clicar no botão especial.

Sem previsão de lançamento

Por se tratar de patentes, todos os modelos de controles não possuem data para chegar às mãos dos consumidores. Em alguns casos, os acessórios podem nem sair do papel e se tornarem produtos reais.

Continua após a publicidade

De toda forma, os conceitos mostram que a Apple está empenhada na criação de um controle com recursos bem completos para os usuários da marca. Contudo, ainda não é possível prever se isso se tornará realidade.

Vale mencionar que além da Backbone, a Gamevice e outras fabricantes disponibilizam controles para o iPhone e o iPad. Entretanto, os acessórios têm funcionalidades mais limitadas do que sugerem as recentes patentes.

Fonte: Patently Apple, iMore