Publicidade

Apple AirTag altera o som de alerta em casos de rastreamento indesejado

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Abril de 2022 às 14h07

Link copiado!

Foto: Mark Chan (Unsplash)
Foto: Mark Chan (Unsplash)
Tudo sobre Apple

Infelizmente, as AirTags se tornaram itens usados por criminosos para rastrear as vítimas. Como mais uma forma de tentar coibir esse tipo de prática, a Apple está lançando uma atualização de firmware que altera o som de alerta do acessório em casos de rastreamento indesejado.

A versão 1.0.301 do firmware deixa os sons de alerta da AirTag em um volume mais alto quando o rastreador estiver acompanhando um usuário que não seja o próprio dono. Segundo a nota da atualização, a intenção é facilitar a localização do objeto pelas pessoas.

Em fevereiro deste ano, a fabricante já havia revelado ter planos para ajustar os tons de alerta dos acessórios. Além disso, a Apple introduziu diversas diretrizes e medidas para dificultar o uso do gadget de maneira mal-intencionada.

Continua após a publicidade

Atualização será disponibilizada em etapas

Conforme as informações do MacRumors, o lançamento do novo firmware da AirTag será dividido em quatro etapas. Por enquanto, os usuários não poderão forçar a atualização dos rastreadores.

A versão 1.0.301 foi liberada para apenas 1% dos usuários no início desta semana. Então, a atualização está programada para chegar para 10% dos donos dos rastreadores em 3 de maio, para 25% dos clientes até o dia 9 de maio e, por fim, deve estar disponível para o público geral até 13 de maio.

Continua após a publicidade

Como checar a versão do Firmware da AirTag

  • Abra o aplicativo “Find My/Buscar” no iPhone, iPad ou Mac;
  • Clique na aba “Itens”;
  • Encontre a AirTag na lista de dispositivos disponíveis;
  • Clique no nome da AirTag e o número de série e a versão do firmware serão apresentados.

Para atualizar a AirTag é importante que o iPhone do usuário tenha o sistema operacional iOS 14.5 ou superior. Então, o update acontecerá enquanto o rastreador estiver no alcance do Bluetooth do dispositivo.

Continua após a publicidade

Uso das AirTags em crimes

Desde o lançamento em abril de 2021, as AirTags foram usadas de diferentes maneiras mal-intencionada por criminosos. Por exemplo, ladrões canadenses usavam os rastreadores para roubar carros de luxo.

Nos EUA, um homem foi preso por usar o acessório para monitorar o veículo de uma vítima. Bem como, modelos do rastreador com alto-falantes desativados eram vendidos no eBay.

Fonte: Apple, MacRumors, iDownload