Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ladrões usam AirTags para roubar carros no Canadá

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Dezembro de 2021 às 14h50

Link copiado!

AppleInsider
AppleInsider
Tudo sobre Apple

Ladrões estão utilizando os AirTags de forma bastante mal-intencionada no Canadá: eles estariam grudando o localizador em carros de luxo, para então roubá-los no momento mais propício.

Os casos foram registrados na região de York, na cidade canadense de Toronto. Por lá, os AirTags são colocadas em locais que não podem ser vistos pelos proprietários de veículos, como na parte inferior do automóvel, dentro da tampa do tanque de combustível, ou no engate traseiro. Com isso, é possível identificar quando o carro é movimentado para algum lugar mais isolado e/ou perigoso, onde os ladrões fazem os assaltos.

Continua após a publicidade

Logo na apresentação dos acessórios, a Apple já tinha implementado um sistema de segurança por meio do aplicativo Buscar, em que a mensagem "AirTag encontrada em movimento com você" é mostrada, caso alguém esteja utilizando os localizadores para fazer algum tipo de perseguição. Porém, os casos de roubos foram registrados com pessoas que não possuem dispositivos móveis da Maçã, e portanto não têm como receber alertas do tipo.

A polícia local fez alertas em texto e vídeo para conscientizar os moradores em relação ao problema, mas até o momento não foi encontrada uma solução prática para evitar que estes roubos aconteçam. A Apple não fez declarações oficiais sobre a situação, então não há como saber se a marca pensa em algum tipo de atualização que possa aumentar a segurança de pessoas que não têm iPhones ou outros produtos da Maçã.

O que fazer em caso de perseguição

Continua após a publicidade

O sistema de alertas do aplicativo Buscar deverá mostrar a mensagem assim que identificar AirTags não reconhecidas que fiquem constantemente próximas de um dispositivo móvel da Apple. Caso o aviso apareça no celular, a primeira ação recomendada é ativar o alarme sonoro que os acessórios possuem de forma integrada, o que deverá revelar exatamente onde está o dispositivo.

Se a origem do acessório é conhecida (caso esteja ligada a um objeto emprestado de um amigo, por exemplo), é possível desativar as notificações de alerta pelo período de até um dia, por meio do próprio aplicativo Buscar. Porém, se o gadget surgiu "do nada", é necessário selecionar a opção "desabilitar AirTag" no aplicativo, e seguir as etapas indicadas para evitar que a localização continue sendo registrada, e possivelmente transmitida para alguém.

Também é possível checar o número de série do AirTag, para descobrir se ela está no chamado "modo perdido", que auxilia na recuperação do acessório caso seu proprietário o perca. Além disso, quem sentir que está em uma situação perigosa, deve fazer contato com autoridades de segurança imediatamente.

Fonte: York Regional Police