Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | Razer Naga X é evolução absurda do mouse ideal para MMOs

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Abril de 2021 às 10h38

Link copiado!

Divulgação/Razer
Divulgação/Razer
Tudo sobre Razer

Já conhecida do público gamer, a variante Naga dos mouses da Razer surgiu com a ideia de atender a um nicho específico dentro da indústria: a dos MMORPGs. Games como World of Warcraft, The Elder Scrolls, Black Desert e muitos outros que exigem um alto número de comandos e habilidades que, se executados no próprio mouse, dão uma enorme vantagem aos jogadores.

Com o Naga X, a Razer deu um passo além e trouxe uma evolução absurda a um de seus mais icônicos mouses. Agora equipado com 16 botões programáveis e os novos switches ópticos da fabricante, tudo ficou ainda mais fácil e preciso de ser feito, independentemente do estilo de jogo que você adote nos games.

Repouso para as mãos — mas apenas no jogo

Continua após a publicidade

Um dos pontos de maior qualidade no Razer Naga X, mas que também pode ser crítico em alguns momentos, é sua ergonomia. Por ter um formato bem característico e ser pensado para um estilo específico de jogo, o periférico não faz questão alguma de ser tradicional e a Razer sabe disso. Entretanto, por ser leve (pesa 85g) e ter um formado mais arredondado, é ideal para jogadores com mãos médias e grandes.

Para quem joga seu WoWzinho, o Naga X será a melhor companhia, pois repousará sua mão de modo que o polegar direito consiga atingir os 12 botões laterais com enorme facilidade e o punho possa "Descansar" depois de muitas horas de jogo, algo bem característico de quem se aventura em MMORPGs.

Entretanto, para o uso diário, o Naga X não é recomendado. Apear do seu formato confortável, as teclas atrapalham um bocado a execução de outras atividades, mesmo sendo completamente customizáveis.

Continua após a publicidade

Melhor amigo dos MMOs

O Razer Naga X é figurinha carimbada para quem joga MMO, mas esta nova versão do mouse é uma grande evolução do já ótimo Razer Naga mais antigo. Isso porque tudo nele está mais bem trabalhado, apresentando novas tecnologias que facilitam na jogatina.

A principal mudança fica por conta dos switches ópticos da Razer. Com esse mecanismo, os cliques são muito mais rápidos do que eram no antigo Naga, trazendo certa vantagem em alguns momentos do jogo. Além disso, por não ser necessário o toque físico nos cliques do switch, muitos esbarrões e cliques involuntários são evitados, dada a precisão do botão.

Continua após a publicidade

Essa vantagem pode ser vista com mais clareza no uso dos botões laterais. Caso você faça boas escolhas na programação e em quais habilidades vai alocar nos botões, a qualidade do seu jogo será, sem dúvida, muito maior.

Outra boa novidade do Naga X e que é um verdadeiro achado durante a jogatina é que ele conta com a tecnologia Razer Hypersense, que cria um perfil extra nos botões programáveis que duplicam as possibilidades de golpes e comandos no jogo. E o melhor de tudo: pode ser ativado com o botão localizado no corpo do mouse, entre os botões de ação e a rolagem.

O Naga X também pode ser considerado um mouse ágil, mesmo não sendo o seu perfil em um primeiro momento. É muito fácil desliza-lo e, caso você tenha bom domínio do periférico, até pode se arriscar em outros jogos com ele, desde que, claro, a programação dos botões seja feita a contento.

Continua após a publicidade

Design e programações

O Razer Naga X não é, necessariamente, um mouse que chama muito a atenção por seu design, mas a Razer, que muitas vezes não quer ser discreta, soube dar algum brilho (literalmente) para esse periférico. Isso porque seu botão de rolagem e as 12 teclas laterais dispõem da retroiluminação Razer Chroma, totalmente customizável por meio do novo Razer Synapse 3.

É por ele, aliás, que podemos programar todos os botões de ação do Naga X, bem como selecionar a sensibilidade que melhor nos atenda nos jogos. Vale lembrar que o mouse tem um sensor óptico 5G de 18 mil DPIs, um dos melhores dentro do segmento e o limite que o sensor pode alcançar pode ser definido em cinco diferentes estágios pré-programados.

Continua após a publicidade

Ainda com relação ao design, diferentemente do Naga Pro, o Naga X é um mouse com fio, mas nem de longe ele chega a atrapalhar durante o uso. Bem revestido, o cabo dá uma boa sensação de durabilidade e dificilmente embola, permitindo que movimentemos na mesa sem maiores problemas.

Ficha Técnica

  • Sensor óptico 5G Razer com definição real de 18 mil DPI e precisão de resolução de 99,4%
  • Até 450 polegadas por segundo (IPS) / 40 G de aceleração
  • 16 botões com programação independente
  • Switches ópticos de mouse Razer de 2a geração com 70 milhões de cliques nominais
  • Pés de mouse 100% em PTFE
  • Cabo Razer Speedflex de 1,8 m/6 pés
  • Design ergonômico para destros
  • Scroll tátil próprio para jogos
  • Ajuste de sensibilidade em tempo real (Estágios padrão: 400/800/1 600/3 200/6 400)
  • Armazenamento integrado de DPI e mapa de teclas
  • Habilitado para Razer Synapse 3
  • Dimensões aproximadas: 119 mm/4,69 pol. (comprimento) 74 mm/2,93 pol. (largura) 43 mm/1,69 pol. (altura)
  • Peso aproximado: 85 g (excluindo o cabo)
Continua após a publicidade

Veredicto

O período de testes com o Razer Naga X mostrou que, de fato, ele é um dos melhores (senão o melhor) mouse para MMOs do mercado. Totalmente customizável e com componentes de alto nível, como os switches e o leitor óptico, a vida do jogador dentro de um WoW é muito facilitada.

Seu design não esconde que ele é, de fato, um mouse feito para um tipo de jogo específico, pois não atende às demais necessidades de um jogador, como atividades de trabalho ou outros games, mas se você for jogador assíduo de um MMO e precisa de um mouse, o Naga X é perfeito para isso.

O Razer Naga X pode ser encontrado em todo o Brasil pelo preço sugerido de R$ 899,90.

Continua após a publicidade

No Canaltech,o Razer Naga X foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Razer Brasil.