Análise | Logitech G Pro X Superlight traz leveza e precisão para jogatina

Análise | Logitech G Pro X Superlight traz leveza e precisão para jogatina

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 05 de Abril de 2021 às 11h11
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Logitech segue expandindo sua linha de mouses gamers e quer atrair todo tipo de público para sua clientela. A já consolidada linha Pro Series é daquelas que podemos apelidar de "pragmática", pois atende perfeitamente jogadores profissionais e causais com o mesmo grau de eficiência e conforto.

Prova desse pragmatismo pode ser visto no novo produto da linha, o Logitech Pro X Superlight. Prestes a chegar ao Brasil, o periférico consegue ser extremamente eficiente quando pensamos em uma jogatina insana, mas, ao contrário de outros produtos semelhantes de outras marcas e até mesmo dentro do portfólio da própria Logitech, esse mouse pouco incomoda no seu uso cotidiano, o que torna tudo muito mais prático.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Leveza e ergonomia

Os mouses gamers antigamente eram mais parrudos e pesados, mas as empresas têm se esforçado para trazer mais opções leves sem perder a qualidade e a resistência. Em nossos dias com o Logitech Pro X Superlight, notamos que a fabricante conseguiu atingir com êxito o melhor equilíbrio entre leveza e robustez para o uso diário e profissional.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech

Com peso de aproximadamente 60 gramas, o Pro X Superlight te deixa no controle de tudo sem o menor sinal de cansaço, já que para executar seus movimentos, além desse peso quase que inexistente, sua base é composta por fitas deslizantes que tornam a experiência ainda mais rápida e precisa.

Para pessoas com mãos grandes, como eu, o Pro X funciona quase como uma cama, já que a palma e a base se encaixam bem no corpo do mouse sem prejudicar o grip para manobras mais bruscas. Além disso, os dois botões laterais, que podem ser configurados no Logitech G Hub, ficam mais próximos da superfície do produto, facilitando seu uso.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Mas todo esse desempenho não seria possível sem os incríveis sensores Hero 25K. Com esse nome, fica fácil de explicar que a sensibilidade do Hero fica em 25.600 dpi, um dos melhores do mercado dentro do segmento profissional. Ao ajustar esse recurso, sua velocidade e precisão podem ser melhor adaptadas para cada jogo. Em nossos testes, contudo, ficou evidente que para games de tiro, por exemplo, o funcionamento foi mais do que satisfatório.

Mesmo sendo sem fio, a latência é praticamente inexistente e não existem atrasos nos comandos. Portanto, se você precisa jogar em uma competição ou até mesmo trabalhar em programas de alta demanda e precisão, o Pro X vai te atender perfeitamente.

Nem tudo são flores

Apesar da excelente ergonomia e leveza, o Pro X Superlight não é perfeito.

Com citamos acima, para usuários com mãos maiores, ele pode ser considerado o mouse ideal, mas se a pessoa, por um acaso, tiver mãos pequenas, vai sofrer um pouco com o posicionamento de sua palma e seus dedos.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Isso acontece porque, apesar de grandes, os pontos de clique dos botões são um pouco mais para cima do que em outros mouses. Portanto, pessoas com mãos menores terão dificuldade de posicionar suas palmas e bases para ter a melhor pegada no mouse e, ao mesmo tempo, deixar seus dedos em condições de dar os cliques com velocidade.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Além disso, faz falta no Pro X Superlight botões físicos para configuração da sensibilidade, algo já visto em modelos concorrentes mais antigos. Para o usuário deixar seu mouse com a velocidade e sensibilidade ideais, sempre será necessário abrir o Logitech G Hub para mexer em suas configurações.

Uso no dia a dia também é bom

Além de ser ótimo para jogar, o Logitech Pro X Superlight funciona superbem para o trabalho e atividades cotidianas. Além do fato de ele ser sem fio e ter bateria com duração de pouco mais de 70 horas ininterruptas (conseguimos usar por 80 horas), sua ergonomia mais tradicional permite utilização em outras situações.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Os botões laterais, aliás, são extremamente úteis na navegação e o botão de rolagem é dos mais confortáveis que já utilizamos.

Ficha Técnica

Especificações físicas

  • Altura: 125,0 mm
  • Largura: 63,5 mm
  • Profundidade: 40,0 mm
  • Peso: <63 g="" li="">

Especificações técnicas

  • Compatível com POWERPLAY
  • Tecnologia sem fio LIGHTSPEED
  • Memória integrada 1 Recursos avançados requerem o software Logitech G HUB, disponível para download em logitechg.com/ghub
  • Sistema tensor de clique
  • Pés de PTFE sem aditivos
  • 5 botões

Rastreamento

  • Sensor: HERO
  • Resolução: 100 – 25.600 DPI
  • Aceleração máxima: > 40G 2 Avaliado no mousepad para jogos Logitech G240
  • Velocidade máxima: > 400 IPS 3 Avaliado no mousepad para jogos Logitech G240
  • Suavização/aceleração/filtragem nulas

Sensibilidade

  • Taxa de transmissão USB: 1.000 Hz (1 ms)
  • Microprocessador: 32 bits ARM

Duração da bateria

  • Movimento constante: 70h

Requisitos

  • Porta USB
  • Windows 8 ou superior, macOS 10.11 ou superior
  • Acesso à Internet para download do software adicional

Veredicto

O Logitech Pro X Superlight é um excelente mouse para quem quer gastar apenas com um acessório e ter um alto nível não só de jogatina, mas também de trabalho. Com leveza e ergonomia, esse periférico te dará alguma vantagem em determinadas situações graças ao sensor de 25.600 dpi, que é um diferencial.

Pessoas com mãos pequenas, porém, vão sofrer com ele, já que o Pro X Superlight parece ter sido feito para pessoas com mãos maiores. Portanto, preste bem a atenção na hora de fazer sua escolha.

Gostou do Logitech G Pro X Superlight? Você pode comprá-lo aqui!

No Canaltech, o Logitech G Pro Superlight foi avaliado graças a uma unidade gentimente cedida pela Logitech do Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.